Cortejo na Rua Primeiro de Março homenageou Arlindo Cruz e Preta Gil no último dia oficial da festa.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Monobloco encerrou o circuito de megablocos do Carnaval carioca na manhã deste domingo, com homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil. O desfile aconteceu na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, e marcou o último dia do calendário oficial organizado pela Riotur.

A concentração teve início às 7h, na Rua Primeiro de Março. Às 9h, a banda colocou o bloco na rua. Neste ano, o cortejo prestou homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil, que morreram no ano passado.
Uma das primeiras músicas com direito a coreografia especial foi “Sinais de Fogo” de Preta Gil. A cantora Mariá Pinkusfeld, nora de Gilberto Gil e integrante do grupo, esteve presente durante a homenagem.
O desfile também foi dedicado aos chamados “inimigos do fim”, para definir os foliões que escolhem permanecer na festa até o encerramento oficial.
Participaram do desfile o cantor e compositor Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller, e o carnavalesco e comentarista Milton Cunha.
Bloco tradicional
O Monobloco se consolidou como um dos nomes mais conhecidos do Carnaval carioca ao apostar na mistura de ritmos e estilos musicais. O repertório reúne marchinhas tradicionais e percorre diferentes gêneros da música brasileira.
O bloco inclui sambas de Cartola e Clara Nunes, xotes de Alceu Valença, forrós de Luiz Gonzaga, além de funks de Ludmilla e pops de Anitta. Também fazem parte das apresentações canções de Os Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.