A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco de países, determinou que os serviços deverão compartilhar dados com seus concorrentes e elaborar relatórios de conformidade, sob pena de serem multados em até 10% de seu faturamento global.
Por Redação, com Poder360 - de Bruxelas
O TikTok, WhatsApp, YouTube e mais 19 aplicativos das seis maiores big techs do mundo serão regulados na União Europeia. A medida faz parte do DMA (Digital Markets Act), lei que tem como objetivo regular o mercado de serviços de tecnologia e comunicação.
A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco de países, determinou que os serviços deverão compartilhar dados com seus concorrentes e elaborar relatórios de conformidade, sob pena de serem multados em até 10% de seu faturamento global. As companhias têm 6 meses para se adequar às determinações.
O DMA estabelece que as restrições podem ser aplicadas a companhias com mais de 45 milhões de usuários ativos mensais e uma capitalização de mercado de 75 bilhões de euros (aproximadamente R$ 400 bilhões). Essas empresas são classificadas como “guardiões de serviços” de comunicação digital e tecnologia.
A empresa mais afetada pela medida é a Alphabet. A holding do Google terá que prestar informações sobre oito aplicativos em uso no território europeu. A Meta é a segunda mais afetada, com 6 serviços incluídos na lista da Comissão Europeia. A Apple terá que prestar informações sobre três aplicativos, a Amazon e a Microsoft, sobre dois, e a Bytedance, sobre um o TikTok.
– É um dia muito importante para a liberdade e inovação on-line na Europa. As maiores companhias online terão que jogar pelas nossas regras – declarou o comissário de mercado interno da Comissão Europeia, Thierry Breton. Leia a lista completa de serviços listados no DMA:
Alphabet (holding do Google)
YouTube
Google Search
Android
Chrome
Google Maps
Google Play
Google Shopping
Google ads
Meta
Messenger
Marketplace (canal de vendas de produtos da empresa)
Meta ads
Apple
App Store
Safari
iOS
Amazon
Marketplace (canal de vendas de produtos da empresa)
Amazon ads
Microsoft
Windows
Bytedance
TikTok