Os astrônomos se referem às galáxias que rapidamente formam estrelas como galáxias estelares. A explosão estelar ocorrendo dentro da NGC 4666 é, provavelmente, resultado de suas interações gravitacionais com seus vizinhos mais instáveis.
Por Redação, com Sputnik - de Washington
A galáxia NGC 4666 foi flagrada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Esta majestosa galáxia espiral se encontra a cerca de 80 milhões de anos-luz de distância, na constelação Virgo, e está passando por um episódio particularmente intenso de formação estelar.
Os astrônomos se referem às galáxias que rapidamente formam estrelas como galáxias estelares. A explosão estelar ocorrendo dentro da NGC 4666 é, provavelmente, resultado de suas interações gravitacionais com seus vizinhos mais instáveis, explica o portal Phys.org.
Este fenômeno está formando uma espécie incomum de clima galáctico extremo, conhecido como supervento, isto é, uma gigantesca transferência de gás vinda do coração brilhante central da galáxia para o espaço.