Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2026

Tebet recusa cargo de vice e diz que será candidata ao Senado

Simone Tebet, ex-ministra e agora no PSB, recusa cargo de vice e confirma candidatura ao Senado, priorizando a reeleição de Lula.

Quarta, 29 de Abril de 2026 às 20:24, por: CdB

Tebet também afirmou, em recente entrevista à mídia conservadora, que sua candidatura ao Senado faz parte de uma articulação conduzida por Lula e que sua prioridade é fortalecer o palanque nacional.

Por Redação – de Brasília

A ex-ministra Simone Tebet (PSB), pré-candidata ao Senado por São Paulo, disse nesta quarta-feira que não será vice de Fernando Haddad (PT) na disputa ao governo paulista. Tebet pretende atuar como interface entre o agronegócio, o centro político e a frente ampla pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tebet recusa cargo de vice e diz que será candidata ao Senado | A ex-ministra Simone Tebet (MDB-MS), do Planejamento, pode ser candidata ao Senado, por São Paulo
A ex-ministra Simone Tebet (MDB-MS), do Planejamento, pode ser candidata ao Senado, por São Paulo

Tebet também afirmou, em recente entrevista à mídia conservadora, que sua candidatura ao Senado faz parte de uma articulação conduzida por Lula e que sua prioridade é fortalecer o palanque nacional.

— Eu só sou candidata se for ao Senado. Meu compromisso maior e primeiro é com a campanha de Lula — acrescentou.

 

Conservadora

A possível candidata, que deixou o MDB após quase 30 anos e se filiou ao PSB, transferiu seu domicílio eleitoral do Mato Grosso do Sul para São Paulo. Sua trajetória e seu perfil de centro, pontuou, podem ajudar a reduzir resistências ao governo no interior paulista e no setor agropecuário.

— Sou a que mais dialoga com o centro, o agronegócio. Sou uma mulher do interior, conheço como pensa a mulher do interior. Somos solidárias, cristãs, humanas, mas somos mais conservadoras — afirmou.

Questionada sobre a possibilidade de compor a chapa de Haddad como vice, Tebet foi objetiva.

 

Conversa

— Já fui vice e o papel de um candidato a vice é muito diferente e menor, inclusive, no que se refere à voz, a ser ouvida, a fazer a diferença, do que o papel de um candidato ao Senado — observou.

A ex-ministra adiantou que já teve essa conversa com Haddad e garantiu que poderá contribuir mais como candidata ao Senado.

— É muito mais fácil eu ajudar a frente ampla sendo pré-candidata ao Senado — concluiu.

Edições digital e impressa