A crítica foi externada pelo próprio Nascimento, em recente entrevista à mídia conservadora, por não ter sido escolhido por Lira, de quem é amigo pessoal, para a disputa à Presidência da Câmara. Mas Nascimento não parou por aí. Ele tem dito, em rodas de conversas com colegas na Câmara, que se sentiu traído.
Por Redação – de Brasília
Presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tem reclamado, junto a interlocutores, dos comentários que circulam na Casa em que ele é citado como ‘traidor’, por alguns parlamentares após ele preterir o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), para sua sucessão.
A crítica foi externada pelo próprio Nascimento, em recente entrevista à mídia conservadora, por não ter sido escolhido por Lira, de quem é amigo pessoal, para a disputa à Presidência da Câmara.
Apoio formal
Mas Nascimento não parou por aí, segundo apuraram colunistas de política, em diversos meios de comunicação. Ele tem dito, em rodas de conversas com colegas na Câmara, que se sentiu traído e, por isso, não retiraria seu posicionamento.
Lira, por sua vez, tem dito que se sente ‘injustiçado; uma vez que não teria atrapalhado a candidatura de Elmar, embora tenha sido apontado como favorito do atual ocupante do cargo, há mais de um ano. Na noite passada, porém, Lira comunicou as alguns líderes partidários que pretendia anunciar, ainda nesta semana, o apoio formal a Hugo Motta.
Na tentativa de colocar panos quentes na crise com o amigo, Lira tentou marcar uma conversa com Nascimento antes de um anúncio formal de sua decisão final. Nascimento, porém, não atendeu aos telefonemas.
Descontente
Analistas, porém, levantam a hipótese de que Motta sempre foi o candidato dos sonhos para Lira. Diante dos fatos, Nascimento não escondeu a decepção com o amigo.
— A gente vê com muita surpresa a traição do presidente Lira ao nosso líder (Elmar Nascimento), que foi grande aliado dele durante todo esse tempo. A traição ao nosso líder não representa só uma traição pessoal. Representa uma traição ao União Brasil e a todos os partidos do bloco e também à autonomia da Câmara dos Deputados — comentou ao diário conservador paulistano ‘Folha de S. Paulo’ o deputado Fernando Marangoni (União Brasil-SP), nesta manhã.
Para o deputado Alexandre Leite (União Brasil-SP), também ao diário, “Arthur Lira traiu o deputado Elmar (Nascimento). Ele traiu o deputado, nosso líder (…), não tem ninguém mais descontente com Arthur Lira do que nós“, completou.