A construção dos acréscimos foi feita de forma irregular e é ilegalizável, pois não teve nenhum acompanhamento técnico, apresentando vários vícios construtivos que podem vir a ocasionar o colapso da estrutura, trazendo riscos à vida dos ocupantes e dos moradores do entorno.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) iniciou, na manhã desta terça-feira, a demolição de acréscimos verticais irregulares em 12 construções na comunidade da Rocinha, localizadas na região denominada Vila Verde.
A construção dos acréscimos foi feita de forma irregular e é ilegalizável, pois não teve nenhum acompanhamento técnico, apresentando vários vícios construtivos que podem vir a ocasionar o colapso da estrutura, trazendo riscos à vida dos ocupantes e dos moradores do entorno.
– Hoje a prefeitura faz mais uma operação de demolição de construção irregular na Rocinha. São construções totalmente ilegais, absolutamente inseguras, que colocam em risco a vida dos moradores. Então é mais uma iniciativa da Prefeitura, que desde 2021 já fez mais de 2,6 mil demolições como essa, sempre com o foco na preservação da vida das pessoas e também no ordenamento da cidade para impedir que essas construções ilegais avancem. Nós vamos continuar fazendo esse trabalho de prevenção e de combate a desordem, especialmente nessas áreas que sofrem com construções irregulares, a exemplo da Rocinha – enfatizou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Desde 2021, foram feitas mais de 2,6 mil demolições de construções irregulares em toda a cidade. Também participaram desta operação agentes da Secretaria Municipal de Conservação e da Rioluz.
Limpeza do Canal do Portelo em Vargem Pequena
A Fundação Rio-Águas começou, na segunda-feira, os serviços de limpeza e desassoreamento do Canal do Portelo, no trecho entre a Comunidade Santa Luzia e a Estrada Benvindo de Novaes, em Vargem Pequena, na Zona Oeste.
A máquina anfíbia atuará ao longo do canal, para prevenir alagamentos, com a remoção de resíduos e a desobstrução do leito. A limpeza do curso d’água é uma demanda antiga dos moradores.
– Estamos atuando em vários canais da cidade. No Recreio e nas Vargens, concluímos a limpeza de mais de quatro quilômetros do Canal de Sernambetiba, até o trecho em que recebe o nome de Rio Morto, ao longo da Estrada do Rio Morto. Começamos a limpeza do Canal do Portelo, que é outro importante canal para o escoamento das águas da chuva nas Vargens – afirmou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
– Mais uma ação relevante de manutenção dos corpos hídricos da região, tendo em vista a limpeza do canal e a prevenção de alagamentos na região. Essa intervenção faz parte da lista de ações programadas após visita do Prefeito em Vargem Grande e Vargem Pequena, depois das fortes chuvas – destacou o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.