Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2025

Seop define regras para ambulantes no Réveillon de Copacabana

Saiba tudo sobre as novas regras da Seop para ambulantes no Réveillon de Copacabana, incluindo cadastro e critérios de atuação.

Sexta, 12 de Dezembro de 2025 às 13:44, por: CdB

Resolução da Seop detalha cadastro, período de atuação e critérios de identificação para ambulantes que pretendem trabalhar no Réveillon na orla da Zona Sul.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, Seop, publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira a Resolução nº 632 de 2025, que estabelece as regras para o cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar durante o Réveillon nas praias de Copacabana e do Leme, na Zona Sul do Rio.

Seop define regras para ambulantes no Réveillon de Copacabana | O documento estabelece ainda que poderão ser credenciados até dois mil ambulantes para atuar no Réveillon
O documento estabelece ainda que poderão ser credenciados até dois mil ambulantes para atuar no Réveillon

O texto define que o cadastramento dos promotores de vendas será realizado pela empresa vencedora do caderno de encargos da Riotur. A autorização para a comercialização de produtos será válida a partir das 10h do dia 31 de dezembro de 2025 até as 20h do dia 1º de janeiro de 2026, período que concentra a maior movimentação de público na virada do ano.

Segundo a Seop, a resolução busca facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar durante as festividades. O credenciamento ficará a cargo do Grupo Heineken, responsável também pelo fornecimento dos crachás de identificação, uniformes e pela distribuição de todo o material necessário para a operação, incluindo produtos e condições logísticas. As imagens dos itens que serão distribuídos aos promotores de venda constam no próprio texto da resolução.

O documento estabelece ainda que poderão ser credenciados até dois mil ambulantes para atuar no Réveillon 25/26. A quantidade de postos de abastecimento, assim como a localização de cada um deles, será informada previamente pela organizadora do evento aos trabalhadores que tiverem o cadastro aprovado.

A publicação da resolução antecipa as diretrizes operacionais para o maior evento de fim de ano da cidade e integra o planejamento do poder público para organizar o comércio ambulante e garantir mais controle e segurança durante a festa em Copacabana e no Leme.

Parque Madureira recebe 22ª Parada LGBTI+ com festa e serviços de saúde

O bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio, recebe neste domingo a 22ª edição da Parada LGBTI+. Com direção artística de Milton Cunha e Nicole Bahls como rainha da festa, o evento terá um formato especial neste ano: a programação será concentrada no Parque Madureira, garantindo maior conforto e segurança ao público, segundo a prefeitura.

O tema central da Parada é a luta contra o feminicídio e a promoção dos direitos LGBT. Entre as celebridades confirmadas estão Inês Brasil e Nicole Bahls. A festa começa às 13h, com entrada gratuita, apresentações de DJs e baterias das escolas de samba Portela, Império Serrano e Beija-Flor. O trio de apresentação será formado por Milton Cunha, Bianca Monteiro e Sabrina Ginga. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115.

A Prefeitura do Rio montou uma ação integrada para o evento. A Guarda Municipal começa a atuar a partir das 12h, com patrulhamento preventivo, organização do fluxo de pessoas e atenção às áreas de maior circulação, garantindo segurança ao público.

Paralelamente, serviços de saúde e assistência social estarão disponíveis: a Secretaria municipal de Saúde oferece vacinação para HPV, ACWY, febre amarela, tríplice viral, hepatite A e B e influenza, além da distribuição de preservativos masculinos, autotestes de HIV, testes rápidos para sífilis e prescrição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A Secretaria municipal de Assistência Social realiza atendimento e cadastro da população em serviços socioassistenciais.

Às 13h, terá início a Blitz da Diversidade, com distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV e apoio informativo ao público. O evento busca aliar celebração, inclusão e prevenção à saúde, garantindo uma programação segura e acessível.

Edições digital e impressa