Resolução da Seop detalha cadastro, período de atuação e critérios de identificação para ambulantes que pretendem trabalhar no Réveillon na orla da Zona Sul.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Ordem Pública, Seop, publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira a Resolução nº 632 de 2025, que estabelece as regras para o cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar durante o Réveillon nas praias de Copacabana e do Leme, na Zona Sul do Rio.

O texto define que o cadastramento dos promotores de vendas será realizado pela empresa vencedora do caderno de encargos da Riotur. A autorização para a comercialização de produtos será válida a partir das 10h do dia 31 de dezembro de 2025 até as 20h do dia 1º de janeiro de 2026, período que concentra a maior movimentação de público na virada do ano.
Segundo a Seop, a resolução busca facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar durante as festividades. O credenciamento ficará a cargo do Grupo Heineken, responsável também pelo fornecimento dos crachás de identificação, uniformes e pela distribuição de todo o material necessário para a operação, incluindo produtos e condições logísticas. As imagens dos itens que serão distribuídos aos promotores de venda constam no próprio texto da resolução.
O documento estabelece ainda que poderão ser credenciados até dois mil ambulantes para atuar no Réveillon 25/26. A quantidade de postos de abastecimento, assim como a localização de cada um deles, será informada previamente pela organizadora do evento aos trabalhadores que tiverem o cadastro aprovado.
A publicação da resolução antecipa as diretrizes operacionais para o maior evento de fim de ano da cidade e integra o planejamento do poder público para organizar o comércio ambulante e garantir mais controle e segurança durante a festa em Copacabana e no Leme.
Parque Madureira recebe 22ª Parada LGBTI+ com festa e serviços de saúde
O bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio, recebe neste domingo a 22ª edição da Parada LGBTI+. Com direção artística de Milton Cunha e Nicole Bahls como rainha da festa, o evento terá um formato especial neste ano: a programação será concentrada no Parque Madureira, garantindo maior conforto e segurança ao público, segundo a prefeitura.
O tema central da Parada é a luta contra o feminicídio e a promoção dos direitos LGBT. Entre as celebridades confirmadas estão Inês Brasil e Nicole Bahls. A festa começa às 13h, com entrada gratuita, apresentações de DJs e baterias das escolas de samba Portela, Império Serrano e Beija-Flor. O trio de apresentação será formado por Milton Cunha, Bianca Monteiro e Sabrina Ginga. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115.
A Prefeitura do Rio montou uma ação integrada para o evento. A Guarda Municipal começa a atuar a partir das 12h, com patrulhamento preventivo, organização do fluxo de pessoas e atenção às áreas de maior circulação, garantindo segurança ao público.
Paralelamente, serviços de saúde e assistência social estarão disponíveis: a Secretaria municipal de Saúde oferece vacinação para HPV, ACWY, febre amarela, tríplice viral, hepatite A e B e influenza, além da distribuição de preservativos masculinos, autotestes de HIV, testes rápidos para sífilis e prescrição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A Secretaria municipal de Assistência Social realiza atendimento e cadastro da população em serviços socioassistenciais.
Às 13h, terá início a Blitz da Diversidade, com distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV e apoio informativo ao público. O evento busca aliar celebração, inclusão e prevenção à saúde, garantindo uma programação segura e acessível.