A medida foi estendida em função dos bons resultados operacionais e da grande presença de cariocas e turistas na orla.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) prorrogou até a próxima segunda-feira, às 21h, a autorização que permite aos barraqueiros legalizados, com pontos fixos nas praias do Rio, manterem suas estruturas montadas na areia.

A medida, que inicialmente valia entre os dias 13 e 18 de fevereiro, foi estendida em função dos bons resultados operacionais e da grande presença de cariocas e turistas na orla.
– Notamos que a medida melhorou bastante a operação na orla da cidade. Diversos cargas e descargas foram evitadas, o que ainda reflete na melhoria no trânsito. Por esse motivo, resolvemos estender a medida para incluir o fim de semana pós-Carnaval – destaca o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Regras
De acordo com a secretaria, as condições da flexibilização permanecem as mesmas. As barracas podem funcionar apenas entre 7h e 21h. Após esse horário, cadeiras, mesas, guarda-sóis e demais equipamentos devem ser armazenados dentro das próprias estruturas, sendo proibida a permanência de itens tanto na faixa de areia quanto no calçadão.
Após as 21h, também fica proibida a utilização de estruturas de transporte de carga nos calçadões, canteiros centrais e calçadas da orla. As restrições incluem ainda a permanência de qualquer tipo de veículo estacionado ou parado para carga e descarga de barracas e equipamentos.
O descumprimento das regras temporárias pode resultar em sanções administrativas, como multa, apreensão de materiais e até suspensão da autorização de funcionamento, conforme a legislação municipal vigente.