As legendas PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede divulgaram nota em que listam compromissos e objetivos em comum com Rossi, “além de derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso”.
Por Redação - de Brasília
Depois que o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu-se por unificar o voto contra o candidato do governo Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conforme adiantou, na véspera, a edição impressa do Correio do Brasil, os demais partidos de oposição anunciaram o apoio à candidatura do deputado federal e presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), na eleição prevista para o primeiro dia de fevereiro.
As legendas PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede divulgaram nota em que listam compromissos e objetivos em comum com Rossi, “além de derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso”. Bolsonaro já anunciou apoio público à candidatura do deputado Arthur Lira (PP), líder do centrão, para a sucessão da Câmara.
“A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ocorre em meio a uma profunda crise social, econômica, política e de saúde pública no Brasil, agravada por um governo federal insensível ao sofrimento do povo, irresponsável diante da pandemia e chefiado por um presidente da República que ao longo de sua trajetória sempre se colocou contra a democracia”, diz a nota dos partidos de oposição.
Contra Lira
Entre os objetivos traçados estão defender a Constituição, proteger a democracia e as instituições do país e garantir a independência do Poder Legislativo.
“Nós, dos partidos de oposição, temos a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira”, afirmam as agremiações partidárias. O PSOL, também de centro-esquerda, optou por não assinar o documento.
Além dos partidos de oposição, Baleia Rossi conta com o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de outras legendas, como DEM e PSDB, na disputa contra Lira.