Moscou considera seu ataque a Bakhmut, uma cidade de cerca de 70 mil habitantes antes da invasão em grande escala da Rússia há quase 15 meses, como uma parte importante de uma campanha para capturar o restante da região industrial de Donbas.
Por Redação, com Reuters - de Kiev/Moscou
A Ucrânia disse nesta sexta-feira que as forças russas estão tentando recapturar as terras que perderam ao redor da devastada cidade ucraniana de Bakhmut, mas que as tropas ucranianas estão repelindo os ataques.
A vice-ministra ucraniana da Defesa, Hanna Maliar, afirmou que as forças russas ganharam algum terreno dentro da própria Bakhmut em combates ferozes, mas não controlam a cidade.
– O inimigo está tentando recuperar o que perdeu... mas nossas forças estão repelindo os ataques – disse ela em comentários televisionados. "É muito difícil realizar missões de combate lá e cada metro (de avanço) equivale a 10 quilômetros em outras condições."
Forças russas
Ela admitiu que as forças russas fizeram "algum progresso" dentro de Bakhmut, mas não disse o quanto avançaram.
O chefe dos mercenários russos que lutam em Bakhmut afirmou que é improvável que a cidade caia nos próximos dois dias. Soldados ucranianos, segundo ele, estão escondidos em uma "fortaleza" improvisada no sul da cidade.
Moscou considera seu ataque a Bakhmut, uma cidade de cerca de 70 mil habitantes antes da invasão em grande escala da Rússia há quase 15 meses, como uma parte importante de uma campanha para capturar o restante da região industrial de Donbas, no leste da Ucrânia.