Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Rússia pode voltar a testar armas nucleares, diz Lavrov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirma que Moscou realizará testes nucleares se outras potências o fizerem. Entenda as implicações.

Terça, 11 de Novembro de 2025 às 14:12, por: CdB

A Rússia está pronta para discutir as preocupações dos EUA sobre o que Washington chama de “atividades subterrâneas suspeitas”, afirmou Lavrov.

Por Redação, com Reuters – de Moscou

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na terça-feira que Moscou realizará testes nucleares se qualquer outra potência nuclear o fizer.

Rússia pode voltar a testar armas nucleares, diz Lavrov | O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov

A Rússia está pronta para discutir as preocupações dos EUA sobre o que Washington chama de “atividades subterrâneas suspeitas”, afirmou Lavrov.

Lavrov disse que Moscou está preocupada com as declarações dos EUA sugerindo que os testes nucleares poderiam ser usados para fins geopolíticos.

Kremlin

O Kremlin disse na terça-feira que não havia recebido nenhum esclarecimento dos Estados Unidos sobre os comentários a respeito de uma possível retomada dos testes nucleares.

No mês passado, o presidente Donald Trump ordenou que os militares dos EUA reiniciassem imediatamente o processo de testes de armas nucleares.

Mas ele não deixou claro se estava se referindo a testes de voo de mísseis com capacidade nuclear ou a uma retomada de testes envolvendo explosões nucleares — algo que nem os EUA nem a Rússia fazem há mais de três décadas.

Moscou disse que gostaria que Washington esclarecesse a situação.

Questionado sobre o assunto na terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou aos repórteres que Moscou ainda não havia recebido nenhuma explicação dos EUA sobre que tipo de teste Trump estava se referindo.

Edições digital e impressa