Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Moscou acusa Kiev de forjar ofensiva contra a Otan

Moscou alega que Ucrânia planejou sequestrar um MiG-31 russo para simular um ataque à base da Otan na Romênia, com suposto envolvimento britânico.

Terça, 11 de Novembro de 2025 às 11:59, por: CdB

A operação militar ucraniana pretendia “sequestrar um MiG-31 russo equipado com um míssil supersônico Kinzhal e realizar um falso ataque à maior base aérea da Otan.

Por Redação, com ANSA – de Moscou

Rússia acusou a Ucrânia nesta terça-feira de tentar forjar um ataque à maior base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de modo a parecer uma ofensiva de Moscou. Segundo o Serviço Federal de Segurança russo (FSB), o Reino Unido também estaria envolvido no plano, que foi frustrado pelas tropas de Vladimir Putin.

Moscou acusa Kiev de forjar ofensiva contra a Otan | Base aérea da Otan, em Costanza, na Romênia, seria alvo de ataque ucraniano forjado, acusa Moscou
Base aérea da Otan, em Costanza, na Romênia, seria alvo de ataque ucraniano forjado, acusa Moscou

De acordo com o relato da FSB à agência Tass, a operação militar ucraniana pretendia “sequestrar um MiG-31 russo equipado com um míssil supersônico Kinzhal e realizar um falso ataque à maior base aérea da Otan, em Costanza, na Romênia, com envolvimento britânico”.

“Para sequestrar a aeronave, Kiev estava preparada para recrutar pilotos russos oferecendo-lhes US$ 3 milhões (R$ 15,9 milhões)”, explicou o serviço de inteligência de Moscou, acrescentando que a estratégia das tropas de Volodymyr Zelensky pretendiam, na sequência, “abater a aeronave”.

“Como represália à provocação”, o FSB afirmou ter realizado ataques contra um centro de inteligência militar e um aeródromo ucranianos nas regiões de Kiev e Khmelnitsky.

Romênia

Na segunda-feira, a Romênia localizou fragmentos de um drone suspeito russo em seu território, mas o presidente do país, Nicusor Dan, minimizou a situação, chamando-a de “acidente”.

“Na noite de 10 para 11 de novembro de 2025, a Federação Russa lançou novos ataques aéreos contra portos ucranianos no Danúbio”, afirmou o Ministério da Defesa romeno em comunicado emitido nesta terça.

Até o momento, a Ucrânia e o Reino Unido não comentaram o episódio. No entanto, Kiev declarou nesta terça que cerca de 300 russos invadiram a cidade de Pokrovsk, na região de Donetesk, devido ao mau tempo.

“Os russos se aproveitaram da névoa para penetrar Pokrovsk”, afirmou o 7º Corpo de Assalto Aerotransportado, citado pela TBC Ukraina, segundo o qual, “as forças russas têm intensificado seus esforços para adentrar” a cidade. 

Edições digital e impressa