Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Rússia afirma não ter violado espaço aéreo da Estônia

Após acusações da Estônia, Rússia afirma que caças não invadiram seu espaço aéreo. Entenda os detalhes deste incidente e suas implicações.

Segunda, 22 de Setembro de 2025 às 13:44, por: CdB

O episódio ocorreu na última sexta, quando o governo da Estônia disse que três aviões de combate russos entraram em seu espaço aéreo sem autorização.

Por Redação, com ANSA – de Moscou

O governo da Rússia negou as acusações de que caças militares do país invadiram o espaço aéreo da Estônia, Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia, na semana passada.

Rússia afirma não ter violado espaço aéreo da Estônia | Caça russo MIG-31 flagrado no espaço aéreo da Estônia em 19 de setembro
Caça russo MIG-31 flagrado no espaço aéreo da Estônia em 19 de setembro

– Acreditamos que tais palavras sejam vazias, infundadas e uma continuação da linha completamente desenfreada de tensão crescente e provocação de um clima de confronto – disse nesta segunda o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O episódio ocorreu na última sexta, quando o governo da Estônia disse que três aviões de combate russos entraram em seu espaço aéreo sem autorização e permaneceram sobre o país báltico por cerca de 12 minutos.

Otan

A Otan chegou a acionar caças italianos F-35 para afastar as aeronaves de Moscou, e o caso deve ser discutido pelos países da aliança em uma reunião nesta terça-feira (23), após um pedido de consultas feito por Tallinn.

Na semana anterior, Polônia e Romênia, que também integram a UE e a Otan, já haviam acusado a Rússia de violar seus espaços aéreos com drones utilizados para atacar a Ucrânia, que faz fronteira com os dois países.

Edições digital e impressa