A agenda do presidente também contempla encontros organizados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra 80 anos de fundação.
Por Redação, com ABr – de Roma
Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste à capital italiana para uma série de compromissos oficiais que incluem seu primeiro encontro com o papa Leão XIV. Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, Lula terá nesta segunda-feira uma audiência no Vaticano marcada para as 8h15 (horário local), 13h15 em Brasília.

A agenda do presidente também contempla encontros organizados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra 80 anos de fundação.
No encontro entre Lula e o pontífice, a pauta inclui o pontos mais simbólicos da viagem. O presidente pretende reforçar o convite para que o Papa Leão XIV participe da COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
Cerimônia
O governo brasileiro já havia manifestado esse interesse em ocasiões anteriores: em maio, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estendeu o convite durante a missa inaugural do pontificado, e, há duas semanas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a insistir no tema em audiência no Vaticano.
Além do encontro no Vaticano, Lula participará à tarde da cerimônia de inauguração da sede do secretariado da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante a presidência do G20 em 2024. A plataforma busca articular projetos sociais replicáveis em diferentes países, fortalecendo ações conjuntas de combate à desigualdade.
Lula deve discursar no final da cerimônia e, em seguida, terá um encontro bilateral com o diretor-geral da FAO, o chinês Qu Dongyu. Foi ele quem convidou o presidente brasileiro para participar dos eventos da Semana Mundial da Alimentação, na capital italiana, quando se falaram em julho passado, após a publicação do relatório sobre o Estado Mundial da Segurança Alimentar e Nutricional (SOF), que constatou a saída do Brasil do Mapa da Fome.
Em publicação em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Lula destacou a relevância da participação do Brasil no Fórum Mundial da Alimentação. “Seguimos agora para Roma, na Itália. Vou participar do Fórum Mundial da Alimentação, principal evento anual da FAO, e da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante nossa presidência do G20 em 2024…”, escreveu o presidente.
Papa Francisco
A comitiva em Roma conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). O grupo está hospedado no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na praça Navona, que atualmente passa por obras de restauração.
Por ora, não estão previstos encontros oficiais com autoridades italianas, mas, segundo a assessoria do Planalto, a agenda pode sofrer alterações. A última visita de Lula a Roma ocorreu em abril deste ano, quando o presidente participou do velório do papa Francisco.
O presidente ainda participará também da segunda reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa lançada pelo Brasil durante sua presidência no G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.