Rio de Janeiro, 29 de Março de 2025

Rio terá vacinação contra o sarampo na Central do Brasil

A prefeitura do Rio realiza vacinação contra sarampo para adultos de 18 a 59 anos na Central do Brasil. Confira os detalhes e proteja-se!

Terça, 25 de Março de 2025 às 11:17, por: CdB

Ao anunciar a vacinação em pontos de grande circulação, a prefeitura do Rio busca completar o esquema vacinal contra o sarampo para adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio leva a vacinação contra o sarampo para o terminal de trens da Central do Brasil, nesta terça-feira, a partir das 7h45. A ação faz parte da mobilização contra a doença, que voltou a ter casos confirmados no Estado do Rio de Janeiro neste ano. A vacinação ocorrerá das 8 às 16h, nesta terça e na quinta-feira.

Rio terá vacinação contra o sarampo na Central do Brasil | Cidade não registrou casos, mas doença já reapareceu na Baixada
Cidade não registrou casos, mas doença já reapareceu na Baixada

Há duas vacinas disponíveis para proteção contra o sarampo: vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ambas são contraindicadas para gestantes.

Os imunizantes também estão disponíveis para crianças e adultos em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, como clínicas da família e centros municipais de saúde. 

Continue lendo

Ao anunciar a vacinação em pontos de grande circulação, a prefeitura do Rio busca completar o esquema vacinal contra o sarampo para adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados.

Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação infantil, a primeira dose desta vacina é aplicada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, está prevista a vacina combinada à vacina varicela, a tetraviral.

Caso não tenham sido vacinadas na infância, estão contemplados na vacinação de rotina do PNI as pessoas até 29 anos, com duas doses, em intervalo mínimo de 30 dias; e as pessoas entre 30 e 59 anos, com uma dose.

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, “em 2025, até o momento, o município do Rio não registrou nenhum caso da doença, mas há casos recentes em cidades vizinhas”, alertou.

Sintomas

O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. Sua transmissão ocorre diretamente por contato direto pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

Além disso, o contágio também ocorre por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas.

Principais sintomas do sarampo:

Manchas vermelhas (exantema) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas:

Tosse seca;

Irritação nos olhos (conjuntivite);

Nariz escorrendo ou entupido;

Mal-estar intenso;

O sarampo é uma doença que pode causar quadros graves, provocando a morte ou deixando sequelas por toda a vida. 

Segundo o Ministério da saúde, algumas das complicações do sarampo são:

Pneumonia- Uma em cada 20 crianças pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;

Otite média aguda- Chega a acometer uma em 10 crianças com sarampo, e pode resultar em perda auditiva permanente;

Encefalite aguda- Até quatro em cada 1 mil crianças podem desenvolver essa complicação, que leva à morte em 10% dos casos;

Morte, Até três em cada 1 mil crianças não resistem à doença.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo