Em três sessões na Sala Cecília Meireles, de 12 a 14 de novembro, coreografia será apresentada com acompanhamento de músicos consagrados no grupo de câmara.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Um dos principais momentos da Circulação Petrobras Focus 25 anos (que percorreu todo o Brasil ao longo dos últimos meses) está prestes a ser apresentado exclusivamente à plateia no Rio de Janeiro. Em três sessões na Sala Cecília Meireles, de 12 a 14 de novembro, o espetáculo Carlota – Focus Dança Piazzolla en concierto conta com acompanhamento de músicos consagrados ao vivo.

O grupo de câmara é formado por Maria Teresa Madeira (piano), Antonio Guerra (acordeon), Emilia Valova (violoncelo), Alexandre Caldi (saxofone) e Nikolay Spundjiev (violino). Nikolay, parceiro de longa data da companhia, é o diretor musical do conjunto. O quinteto irá interpretar as composições de Astor Piazzolla durante cada apresentação da coreografia. A Focus Cia de Dança tem patrocínio exclusivo da Petrobras através da Lei Rouanet.
Para o diretor artístico e coreógrafo Alex Neoral, surge uma nova possibilidade de composição no movimento nesta nova versão do espetáculo. “Trata-se de ampliar o diálogo para além do que a coreografia já contém. Ao realizar a trilha ao vivo, o grupo de câmara intensifica a expressão da nossa obra. Os bailarinos amplificam o que a música imprime, os músicos dialogam entre si e com as cenas que o elenco percorre. Imagino um acordo de escutas entre todos sobre o palco da Sala, de acústica única”, analisa Alex Neoral.
No dia 24 de novembro é a data oficial de aniversário da Focus Cia de Dança, fundada por Alex Neoral e Tati Garcias no Rio de Janeiro. Recentemente, a companhia foi declarada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e acaba de receber o Prêmio Heloneida Studart, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). As recentes honrarias do governo do estado passam a figurar na galeria inaugurada pela Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.
Origem
Idealizada como tributo às mestras de Alex Neoral, o espetáculo toma como matriz 11 composições do bandoneonista Astor Piazzolla. Os elementos do tango também servem de livre inspiração para os movimentos da coreografia, considerada uma das mais vigorosas da história da Focus Cia de Dança.
Aos 25 anos, a Focus Cia de Dança é expoente da renovação da dança contemporânea dentro e fora do Brasil. O resultado de tanto reconhecimento é alicerçado pelo elo entre Alex Neoral e Tati Garcias, diretora de produção e gestora da companhia. “Me reconheço em cada um dos 10 intérpretes do nosso elenco. A primazia técnica e o rigor na interpretação de cada espetáculo são frutos de um trabalho permanente, possível graças ao patrocínio exclusivo da Petrobras”, ressalta.
Carlota – Focus Dança Piazzolla celebra o corpo como obra de arte suprema. Por conceito, no conjunto de 10 bailarinos, homens e mulheres são indistintos por figurinos, criados por Maria Osório. O tango, criado há quase 150 anos na Argentina, está nas linhas desenhadas no espaço pelos bailarinos. Também nos passos que exploram solos e aéreos, engates e até momentos de contornos acrobáticos em cena.
– Carlota se apropria da melancolia e rigidez do tango em cada momento da coreografia. Fala muito de abandono, seja pela atmosfera do gênero, seja por momentos que vivenciei ao longo da minha vida profissional, que faz parte também da vida de todos nós – reflete.
No mapa-múndi da Focus Cia de Dança estão países como Alemanha, França, Itália, Portugal e Canadá. “A cada dezembro, quando olhamos o volume de apresentações de uma agenda do nível da nossa, respiramos fundo sempre com a certeza de que cada ensaio, cada aula dos bailarinos, que também têm atenção para saúde e fisioterapia, reafirma o lugar em que estamos na dança contemporânea brasileira. Graças a Petrobras”, reflete Tati Garcias.
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.
A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.
Ficha técnica
Direção artística e coreografia: Alex Neoral
Direção de produção e gestão: Tatiana Garcias
Assistente de Direção e Ensaiadora: Luisa Vilar
Coordenação de Produção: Giselli Ribeiro
Coordenação de Projeto: Taísa Diniz
Produção Executiva: Nashara Silveira
Assistente de Produção: Lara Lunz
Cenógrafa: Natália Lana
Figurinos: Maria Osório
Confecção de Figurinos: Jacira Garcias e Lucas Pereira
Iluminação: Anderson Ratto
Direção de Palco: Pedro Junior
Técnico de Palco: Paulo Barbeto
Programação Visual: Bárbara Lana
Fotos: Leo Aversa e Cristina Granato
Assessoria de Imprensa: Mônica Riani
Assessoria de Redes Sociais – Gestão de Tráfego: GuiiuG Comunicação
Dançado com: Afonso Gondim, Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Felipe Silva, Jeison Lopes, Paloma Tauffer, Yasmin Almeida, Yasmin Matos e Wesley Tavares
Realização: Neoral Garcias Produções Artísticas
Serviço:
Projeto Sala em Movimento recebe ‘CARLOTA – Focus Dança Piazzolla (en concierto)’ – coreografia e direção artística: Alex Neoral
Únicas apresentações: 12, 13 e 14 de novembro. 4ª, 5ª e 6ª feira às 19h
Local: Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, 47. Telefones: 21 2332-9223 – 97384.7177
Lotação: 670 lugares
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 40 a R$ 20 | https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/1da8e15b686826b1420ba9fe047db6754c951270
Colaborador Petrobras 50% de desconto na compra de até dois ingressos
Duração: 65 min
Lotação: 670 lugares