Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Rio: número de fuzis apreendidos dobra em relação ao ano passado

Arquivado em:
Sexta, 23 de Junho de 2023 às 12:45, por: CdB

No mesmo período, foram apreendidas 3.138 armas, sendo 600 em maio, o que significa uma média 20 armas por dia, desde o início do ano. No comparativo com o acumulado de 2022, o aumento foi de 10%.


Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro


Em cinco meses, as forças de segurança do Rio de Janeiro apreenderam 321 fuzis, cerca de dois por dia, maior número dos últimos 16 anos. Esse resultado representa aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas no mês de maio foram apreendidas 57 armas de grosso calibre.




fuzis.jpeg
Dados de ocorrência nos primeiros 5 meses do ano foram divulgados

No mesmo período, foram apreendidas 3.138 armas, sendo 600 em maio, o que significa uma média 20 armas por dia, desde o início do ano. No comparativo com o acumulado de 2022, o aumento foi de 10%.


Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio.


Mortes por intervenção de agente do Estado


As mortes por intervenção de agente do Estado recuaram 16% de janeiro a maio. Foram 480 mortes nos primeiros cinco meses de 2023, sendo 66 em maio. Na análise mensal, a redução foi de 53% em maio, o menor número para o mês desde 2015.


Segundo o ISP, em cinco meses, 108 pessoas foram presas em flagrante por dia, aumento de 15%, totalizando 16.340 desde o início de 2023. No comparativo com o acumulado de 2022, o aumento foi de 15%.


Além disso, a recuperação de veículos também registrou alta de 26% no período. Foram 6.519 veículos recuperados em cinco meses, o que corresponde a 43 veículos por dia.


De acordo com o ISP, os roubos de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo) apresentaram o menor número de casos no estado desde 2005 – foram 21.901 roubos em 2023 contra 25.858 no mesmo período do ano anterior, uma queda de 15%.


Em relação à apreensão de drogas, foram 9.629 registros nos primeiros cinco meses do ano, sendo 2.243 em maio. Isso significa que, em 2023, foram 63 registros de apreensão de drogas por dia. No comparativo com o acumulado de 2022, o aumento foi de 8%.



Três homens são presos por roubo na Zona Oeste


Policiais civis da 32ª DP (Taquara) prenderam, na quinta-feira, três homens em flagrante por roubar um veículo com uma carga de cigarros. Eles foram capturados na Taquara, na Zona Oeste, após ação de inteligência.

Após a vítima informar que havia sido roubada e que o veículo possuía rastreador, os policiais saíram em diligências. Eles conseguiram localizar o carro que estava sendo conduzido por um dos autores, nas proximidades da Cidade de Deus.

Após conduzirem o autor e o veículo para unidade, a vítima do roubo o reconheceu de imediato. Após a oitiva do criminoso, foi possível encontrar os demais autores, que também foram reconhecidos pela vítima.

Falsos empréstimos


Policiais civis da 27ª DP (Vicente de Carvalho) prenderam, na quinta-feira, 32 pessoas que aplicavam golpes em um "call center". O escritório estava localizado na Zona Norte do Rio e a ação ocorreu após trabalho de inteligência.

Segundo apurado, o grupo realizava fraudes em empréstimos. Três pessoas que estavam no local foram conduzidas à delegacia para prestar declarações como testemunhas, já que não atuavam diretamente na atividade-fim da empresa, trabalhando na limpeza e recepção. Foram arrecadados e apreendidos computadores, contratos e documentos diversos, sendo requisitada perícia.

Os envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de organização criminosa e estelionato.

Furto


Policiais civis da 5ª DP (Mem de Sá) prenderam, na quarta-feira, um homem acusado pelos crimes de ameaça e lesão corporal, no contexto da Lei Maria da Penha, e outro pela prática de furto.

O primeiro autor foi capturado na Orla de Copacabana, na Zona Sul da capital do Rio, após informações de inteligência e monitoramento. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão. Segundo os agentes, o homem possui anotações criminais por furto, roubo e violência doméstica.

Em outra ação, em um hotel no Centro do Rio, os agentes prenderam um homem em flagrante por furtar três bicos de cobre de mangueiras de incêndio do estabelecimento. Segundo as investigações, ele também possui anotações criminais por furto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico e ameaça.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo