Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2024

Rio: inspirada em histórias reais, ‘Homens Pink’ aborda o universo gay 60+

Arquivado em:
Quarta, 30 de Outubro de 2024 às 10:36, por: CdB

Autor, intérprete e diretor, Renato Turnes toma por base documentário homônimo, de sua autoria, disponível no Youtube. O solo pode ser visto dia 8 no Sesc Niterói. Depois em São João de Meriti, Madureira, e São Gonçalo.

Por Redação – do Rio de Janeiro

A Cia La Vaca traz de volta ao Rio de Janeiro o solo de teatro documentário Homens Pink, com Renato Turnes, em novembro. Em 2023, a montagem realizou uma celebrada temporada de crítica e público no Sesc Copacabana. Agora, quatro apresentações únicas formam a itinerância em unidades do Sesc fluminense. Dia 8 de novembro, às 19h, será no Sesc Niterói. Na sequência, 14 de novembro, o público do Sesc São João de Meriti poderá conferir a montagem, que também será realizada no Sesc Madureira, em 16 de novembro, e Sesc São Gonçalo, dia 19 de novembro. A circulação é viabilizada pelo Edital Sesc Pulsar. 

espetaculo-1.jpg
Espetáculo “Homens Pink”

– É muito importante para a La Vaca essa oportunidade que o Sesc proporciona. Vamos levar nosso trabalho para três cidades diferentes da região metropolitana do Estado do Rio, além do nobre bairro da Zona Norte da capital. Novembro é o mês da Parada do Orgulho LGBTQIA+, o que dinamiza a atenção para questões da nossa comunidade – analisa Renato Turnes.

Renato Turnes e Milena Moraes fundaram a Cia La Vaca em Florianópolis, SC, com projetos marcados pela pluralidade. Ator, escritor, roteirista e diretor, Turnes acaba de filmar, em Florianópolis, o longa-metragem “Livros Restantes”, em que vive o irmão da personagem Denise Fraga. A direção é de Márcia Paraíso, produzido pela Plural Filmes em coprodução com Filmógrafo Portugal. A estreia é em 2025. Mais informações no site https://www.cialavaca.com.

Homens Pink se origina no documentário homônimo, contemplado pelo projeto Rumos Itaú Cultural (2017/2018). É quando Renato Turnes começa a entrevistar nove homens gays acima de 60 anos, nomes da vida cultural de São Paulo e Florianópolis, Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares. O documentário estará disponível no Youtube (cialavaca) do dia 5 ao dia 20 de novembro, com versões acessíveis em LIBRAS e Audiodescrição. Conquistou Prêmio Especial do Júri no DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – 2020 e o Prêmio de Melhor Média Metragem no Arquivo em Cartaz, Festival Internacional de Filmes de Arquivo 2020.

Teatro, reações e aplausos em cena aberta

Ao longo de quase 100 apresentações, Homens Pink gera as mais diversas reações na plateia. Como conta a atriz e produtora Milena Moraes, parceira de Turnes na Cia La Vaca, sediada em Florianópolis, SC. “Um casal com filho trans adolescente ficou bastante comovido com a peça. Ano passado, em Copacabana, um espectador se disse surpreso de artistas de Santa Catarina, estado considerado conservador, serem capazes de criar um espetáculo da comunidade gay. Os aplausos em cena aberta variam entre momentos cômicos e outros mais dramáticos. As pessoas saem emocionadas e muitas ficam curtindo a trilha sonora dançante de Hedra Rockenbach, inspirada na música eletrônica dos anos 80 e 90”, conta Milena.

Foi na adolescência que Renato Turnes começou a reparar. “Tinha uma geração mais velha que já era conectada com o universo LGBTQIA+. Eles sabiam as melhores músicas, tinham mais conhecimento da moda, eram um modelo para nós, mais jovens. Já adulto, passei a refletir sobre o processo de envelhecimento e invisibilidade dos gays idosos. No documentário, as narrativas ora se distanciam, ora se tocam”, ressalta o ator, de 50 anos.

Ao optar pelo gênero teatro documentário, Homens Pink parte das entrevistas como matéria-prima na base do roteiro que orienta a performance, conduzida por um sujeito que é todos, inclusive o próprio Renato Turnes. Um microfone, imagens num telão ao fundo, mudanças de luz e trilha de forte presença, além das trocas de figurino em cena, convergem para uma ação vertiginosa, divertida e emocionante durante quase 60 minutos corridos.  

Renato Turnes tem 50 anos. É ator, diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Como ator se destacou com a criação da Trilogia Lugosi, série de solos de terror a partir de textos de Poe, Lovecraft e Bonassi. Diretor artístico da La Vaca Cia de Artes Cênicas, junto a qual dirigiu Mi Muñequita, Kassandra, e Uz, além de atuar em Le Frigô e Ilusões.

Pesquisador do teatro popular, dirigiu documentários sobre circo-teatro, entre eles É Bucha! 40 anos do Teatro Biriba e publicou o livro O Baú do Biriba: dramas, sobre dramaturgia circense. Com especial interesse na ancestralidade LGBTQIA+, dirigiu espetáculos e filmes como Não Representadas, Homens Pink, Finas & Caricatas; roteirizou curtas como Selma Depois da Chuva.

Entre diversos prêmios recebeu a Medalha do Mérito Cultural Francisco Dias Velho, o Prêmio Waldir Brazil e o Troféu Isnard Azevedo em reconhecimento à sua trajetória como artista de teatro. Seu filme documentário Homens Pink, lançado em 2020, recebeu o Prêmio Especial do Júri no DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – 2020 e o Prêmio de Melhor Média Metragem no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Filmes de Arquivo 2020.

Sinopse:

Homens Pink é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de nove homens gays da comunidade LGBTQIA+ a partir de 60 anos. Narrativas sobre infância, festas, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais do ator Renato Turnes e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.

Serviço: 

Homens Pink – Cia La Vaca – Roteiro, atuação e direção: Renato Turnes

Circulação Sesc

Edital Sesc Pulsar 

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 10 (inteira), e R$ 5

Duração: 50 minutos

Data: 8/11 Sesc Niterói – 19h, R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói 

14/11 – Sesc São João de Meriti – 19h, Av. Automóvel Clube, 66 – Centro 

16/11 – Sesc Madureira – 16h, R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira

19/11 – Sesc São Gonçalo – 19h, Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo