Cidade está em Nível 3 de calor, tem aumento de atendimentos médicos e não deve ter alívio significativo antes da próxima semana.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Rio permanece sob uma intensa onda de calor, com temperaturas elevadas previstas ao menos até domingo, segundo o Climatempo. Na quinta-feira, os termômetros chegaram a 39 °C, com a maior marca registrada na estação da Vila Militar.

Desde quarta-feira, a capital está em Nível 3 de Calor, classificação do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) que indica calor forte e persistente.
Em apenas dois dias, a rede de saúde contabilizou quase mil atendimentos relacionados aos efeitos do calor. A Secretaria Estadual de Saúde alerta que municípios fluminenses podem enfrentar calor de intensidade leve, severa ou extrema nos próximos dias.
De acordo com a previsão, o tempo segue firme e sem chuva até o fim de semana. A queda mais perceptível nas temperaturas só deve ocorrer a partir da próxima semana, com chance de pancadas de chuva na segunda-feira (29).
Veja a previsão
Para esta sexta-feira, a previsão indica mínima de 23 °C e máxima de 39°C, com sol predominando ao longo do dia e aumento de nebulosidade apenas à noite.
No sábado, os termômetros devem variar entre 24 °C e 38 °C, com céu aberto e sol forte durante todo o dia.
No domingo, a temperatura máxima cai um pouco, chegando a 35 °C, com mínima de 23 °C e tempo firme, sem previsão de chuva.
Já na próxima segunda-feira, a máxima prevista é de 33 °C, com mínima de 23 °C, aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva no período da noite.
Na terça-feira, em função de áreas de instabilidade em conjunto com a entrada de ventos úmidos, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com chuva fraca a moderada, isolada, a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados.
Cuidados
Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
Utilize roupas leves e frescas;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
Proteja as crianças com chapéu de abas;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.