Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Rio tem máxima de 36°C e sobe para Calor 2

Rio de Janeiro entra em Calor 2 com máxima de 36°C. Saiba mais sobre as condições climáticas e recomendações para a população.

Quinta, 12 de Fevereiro de 2026 às 13:59, por: CdB

O nível é o segundo de cinco previstos no Protocolo de Calor da cidade e é caracterizado por índices de calor — que combinam temperatura e umidade — acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro entrou em Calor 2 às 10h50 desta quinta-feira.

O nível é o segundo de cinco previstos no Protocolo de Calor da cidade e é caracterizado por índices de calor — que combinam temperatura e umidade — acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos, durante pelo menos quatro horas.

Rio tem máxima de 36°C e sobe para Calor 2 | Temperatura de 36°C coloca Rio em Calor 2
Temperatura de 36°C coloca Rio em Calor 2

De acordo com o Sistema Alerta Rio, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta disponibilidade de umidade mantêm o tempo instável na capital.

A previsão indica céu parcialmente nublado a nublado e possibilidade de pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite. Os ventos variam de fracos a moderados, e a temperatura máxima prevista é de 36°C, com índice de calor variando entre 36°C e 40°C.

Meteorologia

O órgão municipal de meteorologia segue monitorando as condições do tempo, e eventuais atualizações serão divulgadas nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio).

A prefeitura informa que a mudança para o nível Calor 2 não altera o estágio operacional da cidade.

Entre as recomendações à população estão o aumento da ingestão de água, preferência por alimentos leves, uso de roupas frescas e protetor solar, além de evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. Em caso de sintomas como mal-estar ou tontura, a orientação é procurar uma unidade municipal de saúde.

Edições digital e impressa