Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2025

Red Bull confirma saída de Helmut Marko após duas décadas

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, anuncia sua saída após duas décadas. Entenda o impacto dessa mudança na equipe de F1.

Terça, 09 de Dezembro de 2025 às 14:31, por: CdB

Figura influente e controversa da marca de bebidas, Marko tinha contrato válido por mais uma temporada, mas já indicava que não iria seguir no projeto para 2026.

Por Redação, com ANSA – de Roma

A Red Bull Racing oficializou nesta terça-feira a saída do austríaco Helmut Marko do cargo de consultor da equipe de Fórmula 1. A decisão da escuderia de Milton Keynes finalizou uma parceria de 20 anos.

Red Bull confirma saída de Helmut Marko após duas décadas | Austríaco cumpria a função de consultor do time de Milton Keynes
Austríaco cumpria a função de consultor do time de Milton Keynes

Figura influente e controversa da marca de bebidas, Marko tinha contrato válido por mais uma temporada, mas já indicava que não iria seguir no projeto para 2026, principalmente depois de Max Verstappen perder o título mundial para Lando Norris, da McLaren.

Em um comunicado, o CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff, “lamentou profundamente” a decisão de Marko em deixar a equipe de F1.

– Helmut me procurou com o desejo de encerrar sua função como consultor de automobilismo no final do ano. Lamento profundamente a sua decisão, já que ele tem sido uma figura influente por mais de duas décadas, e sua saída marca o fim de uma era extraordinária – afirmou o dirigente alemão.

Chefe de equipe da Red Bull

Já o francês Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull, avaliou que o colega austríaco, de 82 anos, “foi a força motriz” para levá-lo de volta ao time de Milton Keynes. Ele acrescentou que Marko sempre levou todos “ao limite”.

Edições digital e impressa