Segundo o governador de Kentucky, Andy Beshear, a aeronave, pertencente à empresa de logística UPS, decolou, pegou fogo e explodiu ao atingir o solo.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Um avião de carga caiu na terça-feira no Aeroporto Muhammad Ali, na cidade de Louisville, no Kentucky (EUA), deixando ao menos sete mortos — três tripulantes e quatro pessoas em solo — e 11 feridos.

Segundo o governador de Kentucky, Andy Beshear, a aeronave, pertencente à empresa de logística UPS, decolou, pegou fogo e explodiu ao atingir o solo.
O modelo envolvido no acidente era um McDonnell Douglas MD-11, que seguia para Honolulu, no Havaí. De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA), a queda ocorreu por volta das 17h15 (horário local).
O impacto provocou uma grande coluna de fumaça preta sobre a área do aeroporto. Beshear alertou que o número de mortos e feridos pode aumentar nas próximas horas.
A FAA e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) já iniciaram as investigações para determinar a causa do acidente.
Um vídeo divulgado pela emissora local WLKY mostra o motor esquerdo da aeronave em chamas durante a tentativa de decolagem.
Imagens aéreas captadas após a queda revelam um longo rastro de destroços enquanto equipes de bombeiros combatiam as chamas.
Usina de reciclagem de óleo
De acordo com Beshear, o avião atingiu quase diretamente uma usina de reciclagem de óleo próxima ao aeroporto. As autoridades de Louisville pediram que os moradores evitem circular em um raio de 7,5 quilômetros da região.
Louisville é o principal centro aéreo da UPS nos Estados Unidos. Em comunicado, a empresa destacou que opera voos para mais de 200 países, com quase 2 mil operações diárias e uma frota de 516 aeronaves.
O acidente ocorreu em meio a uma das paralisações governamentais mais longas da história dos EUA. O secretário de Transportes, Sean Duffy, alertou para um “caos generalizado” no setor aéreo devido à escassez de controladores de tráfego.