Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Putin sinaliza diálogo, mas mantém exigências na guerra da Ucrânia

Putin sinaliza disposição para diálogo na guerra da Ucrânia, enquanto Trump adota postura mais dura com nova ajuda militar. Entenda os desdobramentos.

Domingo, 20 de Julho de 2025 às 17:34, por: CdB

Trump anunciou uma postura mais dura em relação à Rússia, prometendo uma nova onda de ajuda militar à Ucrânia.

Por Redação, com Reuters – de Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está pronto para avançar em direção a um acordo de paz para a Ucrânia, mas o principal objetivo de Moscou é atingir suas metas, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à televisão estatal em um clipe publicado neste domingo.

Putin sinaliza diálogo, mas mantém exigências na guerra da Ucrânia | O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Estados Unidos

Peskov disse que o mundo já está acostumado com a retórica às vezes “dura” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas ressaltou que Trump também havia destacado em comentários sobre a Rússia que continuaria a buscar um acordo de paz.

– O presidente Putin tem falado repetidamente de seu desejo de levar o acordo ucraniano a uma conclusão pacífica o mais rápido possível. Esse é um processo longo, que exige esforço e não é fácil – disse Peskov ao repórter Pavel Zarubin, da televisão estatal.

– O principal para nós é atingir nossos objetivos. Nossos objetivos são claros – disse Peskov.

Na última segunda-feira, Trump anunciou uma postura mais dura em relação à Rússia, prometendo uma nova onda de ajuda militar à Ucrânia, incluindo sistemas de defesa antimísseis Patriot. Ele também deu à Rússia um prazo de 50 dias para concordar com um cessar-fogo ou enfrentar sanções adicionais.

Edições digital e impressa