As visitas a patrimônios naturais e culturais do país renderam textos novos sobre regiões portuguesas, entre elas Guimarães; Vila Real; Bragança; Coimbra; Guarda, Pinhel e Cadadelhe.
Por Redação, com ACSs - de Lisboa
O Ministério do Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago colocaram em prática, a partir deste mês, o projeto 'Viagem Portugal Revisited', lançado em 2022 para celebrar o centenário de nascimento do escritor José Saramago. O projeto teve o português José Luís Peixoto entre os escritores que refizeram 12 percursos realizados pelo autor para escrever o livro de 1981. O livro Viagem a Portugal, do premiado autor lusitano, tem agora uma plataforma dedicada à sua obra.
Residências
O intelectual também foi o anfitrião dos autores internacionais convidados: Adriana Lisboa (Brasil), Maaza Mengiste (Estados Unidos), Ondjaki (Angola), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França). As visitas a patrimônios naturais e culturais do país renderam textos novos sobre regiões portuguesas, entre elas Guimarães; Vila Real; Bragança; Coimbra; Guarda, Pinhel e Cadadelhe; Tomar e Constância; Setúbal; Mafra; Évora e Montemor-o-Novo; Beja; Alcoutim; e Lagos.
O turismo literário no Norte do país leva às residências de Eça de Queiroz e Miguel Torga, convertidas em centros culturais. O site Escritores a Norte mostra não apenas rotas, mas abre casas, livros e temas.