Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Polícia do Rio prende mais de 100 por exploração infantil

Operação Caminhos Seguros prende mais de 100 suspeitos de exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Denuncie violência sexual anonimamente.

Terça, 03 de Junho de 2025 às 11:48, por: CdB

A Secretaria de Segurança Pública reforça que denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima, pelo telefone Disque 100 ou diretamente em qualquer delegacia.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Mais de 100 suspeitos foram presos no estado do Rio durante a Operação Caminhos Seguros, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ofensiva, concluída no último sábado, reuniu as polícias Civil e Militar ao longo do mês de maio.

Polícia do Rio prende mais de 100 por exploração infantil | A operação integra a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil
A operação integra a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil

A operação integra a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil, em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Entre os casos de maior repercussão, está a prisão de um homem pela 67ª DP (Guapimirim), investigado por abusar de uma criança enquanto trabalhava como treinador de futebol na cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo. Após o crime vir à tona, ele fugiu para o Rio de Janeiro e foi capturado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Mesquita

Outro caso aconteceu em Mesquita, também na Baixada, onde policiais da 53ª DP apreenderam um menor e prenderam preventivamente dois adultos após denúncias de abusos contra duas crianças, de 5 e 8 anos, que estavam sob os cuidados de um familiar. A mãe das vítimas procurou a polícia após notar sinais de violência e ouvir relatos dos filhos.

Além das ações repressivas, a Polícia Militar também atuou de forma preventiva, por meio da Patrulha Escolar, levando atividades educativas a escolas estaduais e municipais. O objetivo foi alertar estudantes, professores e responsáveis sobre os riscos da violência sexual e a importância da denúncia.

A Secretaria de Segurança Pública reforça que denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima, pelo telefone Disque 100 ou diretamente em qualquer delegacia.

Edições digital e impressa