Rio de Janeiro, 26 de Março de 2025

Polícia do Rio desarticula esquema criminoso de furto de gás encanado

A ação teve também o objetivo de identificar e coibir práticas de furto de água e utilização de recursos hídricos de forma inadequada.

Segunda, 10 de Fevereiro de 2025 às 14:54, por: CdB

A ação teve também o objetivo de identificar e coibir práticas de furto de água e utilização de recursos hídricos de forma inadequada.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram, nesta segunda-feira, uma operação para combater o furto de gás encanado em residências de um conjunto habitacional, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Quatro pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto, e o esquema criminoso foi desarticulado.

gas.jpeg
Polícia Civil desarticula esquema criminoso de furto de gás encanado na Baixada Fluminense

A ação teve também o objetivo de identificar e coibir práticas de furto de água e utilização de recursos hídricos de forma inadequada. A operação contou com apoio de fiscais de uma concessionária.

Segundo as investigações, criminosos que controlam a região perfuram os dutos de gás para desviar o produto antes de passar pelo medidor.

O crime de furto de gás causa prejuízos econômicos que podem chegar a milhões de reais e ajudam a fortalecer o braço financeiro de organizações criminosas nessas regiões. A prática também pode ocasionar acidentes em razão das ligações clandestinas, uso de material inadequado e interferências na rede.

As investigações continuam para identificar a cadeia de comando do esquema e apurar se há participação de funcionários da concessionária que possam estar facilitando o desvio de gás.

Região Central

Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) prenderam um homem, nesta segunda-feira, por um homicídio praticado em 2009, na Cidade Nova, Região Central do Rio.

A investigação apontou que, à época, a vítima foi abordada pelo criminoso e teve seus pertences subtraídos. Durante a ação, o homem efetuou disparos com arma de fogo, atingindo a vítima na nuca. Ela morreu horas depois do crime.

Após trabalho de inteligência, os agentes localizaram e prenderam o homem, que possui 10 anotações criminais pelos crimes de furto, roubo, atentado violento ao pudor e latrocínio, tendo sido condenado a uma pena de 34 anos de prisão.

Edições digital e impressa