O estabelecimento, situado na Rua São Francisco Xavier, pratica receptação de cabos de cobre, tampas de bueiro e hidrômetros, entre outros bens furtados.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
Policiais civis da 20ª DP (Vila Isabel), com apoio de agentes da 19ª DP (Tijuca) e de representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizaram, nesta quinta-feira, uma operação contra um depósito de sucatas que compra e comercializa materiais metálicos de concessionárias de serviços públicos.

O estabelecimento, situado na Rua São Francisco Xavier, pratica receptação de cabos de cobre, tampas de bueiro e hidrômetros, entre outros bens furtados. Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante e o local foi demolido.
O objetivo da operação é reprimir a estrutura criminosa que fomenta os furtos na região, atacando toda a cadeia de receptação, além de fornecimento e consumo de drogas. As equipes cumpriram mandado de busca e apreensão no estabelecimento e encontraram grande quantidade de fiação de cobre que pertence a uma concessionária. Diante disso, o gerente e um funcionário do local foram conduzidos à unidade, onde foram autuados em flagrante por crime de receptação qualificada.
Segundo levantamento da 20ª DP, criminosos cometeram 64 furtos de hidrômetro e 13 subtrações de cabos ao longo de 2024 na circunscrição da unidade. Também no ano passado, 18 autores foram presos em flagrante, a maioria dependentes químicos em situação de rua. A delegacia, assim como outras distritais e especializadas, realiza ações contínuas contra esses criminosos, mais de 70% deles reincidentes.
Desvio de cargas em Japeri
Policiais civis da 63ª DP (Japeri) desarticularam, na quarta-feira, um esquema conhecido como “tombo de carga”, que consiste em simular um roubo das mercadorias como pretexto para desviá-las. Durante a ação, os agentes conseguiram recuperar bens avaliados em R$ 60 mil que estavam sendo descarregados em um galpão, no município de Japeri, na Baixada Fluminense.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 400 presos, além de veículos e cargas recuperados.
De acordo com os policiais, no dia 11 de fevereiro, os suspeitos, funcionários de uma grande empresa do ramo de bebidas, foram até a sede da 63ª DP para registrar um roubo de carga. Eles relataram que os produtos seriam entregue a um cliente, proprietário de depósito de bebidas, em Japeri. No mesmo dia, as equipes iniciaram a investigação e descobriram que, na verdade, não houve roubo e que os funcionários estavam em conluio com o cliente.
Durante a ação desta quarta, um funcionário do depósito de bebidas, que participou do transbordo das mercadorias, foi conduzido à delegacia e detalhou toda a dinâmica do golpe do tombo da carga. Ele ainda evidenciou a própria participação e de seu patrão, dono do depósito, bem como dos entregadores da empresa de bebidas.
Ainda segundo os policiais, grande parte da mercadoria subtraída foi recuperada e será entregue à empresa lesada. Os demais envolvidos no crime serão intimados para prestar esclarecimentos na delegacia. Todos os envolvidos serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude e falsa comunicação de crime.