Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Polícia realiza operação contra esquema de pirâmide financeira do Rio

Arquivado em:
Quinta, 31 de Outubro de 2024 às 12:10, por: CdB

Segundo os agentes, esta seria a maior pirâmide que atuou no Estado do Rio de Janeiro, acumulando lucros às custas do prejuízo financeiro de centenas de pessoas. O grupo atua desde 2015 e já teria movimentado cerca de R$ 1 bilhão.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Policiais civis da 81ª DP (Itaipu) deflagraram, nesta quinta-feira, a Operação Quéops, contra um esquema de pirâmide financeira. Os agentes buscam cumprir 10 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros. A ação conta com o apoio do Ministério Público.

policiaciviloperacao.jpeg
Polícia Civil realiza operação contra maior esquema de pirâmide financeira do Rio de Janeiro

Segundo os agentes, esta seria a maior pirâmide que atuou no Estado do Rio de Janeiro, acumulando lucros às custas do prejuízo financeiro de centenas de pessoas. O grupo atua desde 2015 e já teria movimentado cerca de R$ 1 bilhão.

Durante as investigações, as vítimas relataram que foram iludidas a contratar empréstimo bancário, tendo a empresa criminosa como intermediária, junto aos bancos. Os criminosos ficavam com 90% do valor do empréstimo, repassando apenas 10% para as vítimas.

A empresa dizia se responsabilizar pela quitação de um novo empréstimo bancário, em 12 meses, e o ganho de 10% serviria para quitar parte do empréstimo antigo, o que parecia atrativo para as vítimas. Os criminosos pagavam três ou quatro parcelas, e passavam a não mais honrar o compromisso.

Com os ganhos, a organização se fortalecia e crescia cada vez mais, constituindo novas empresas para a prática de novos crimes. Eles chegavam a ameaçar as vítimas, para que não denunciassem os casos.

A partir das investigações, 39 pessoas foram denunciadas pelos crimes de estelionato e organização criminosa. O grupo atuaria, ainda, no estado de São Paulo.

Ação contra exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet

Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e agentes do Ministério Público participaram, nesta quinta-feira, da Operação Lobo Mau, contra exploração sexual de menores na internet. A ação é resultado de uma investigação da Polícia Civil do estado de São Paulo e pelo Ministério Público paulista, e contou com a colaboração da DCAV, que identificou os envolvidos nos crimes do Rio de Janeiro a partir dos números de IP apurados.

A operação ocorre em 21 estados da federação. No Rio de Janeiro, a equipe da DCAV cumpre oito mandados de busca e apreensão em diferentes pontos do estado, enquanto o MP cumpre outros dois.

Todo o material apreendido será periciado e analisado, a fim de auxiliar nas investigações.

Gerente do tráfico de drogas é preso em Duque de Caxias

Policiais civis da 60ª DP (Campos Elíseos) prenderam, na quarta-feira, um dos gerentes do tráfico de drogas de uma comunidade em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A prisão ocorreu durante ação para localizar e capturar lideranças da organização criminosa daquela região. O acusado foi encontrado com diversos pinos de cocaína, um rádio transmissor e um caderno com anotações do tráfico.

Segundo os agentes, ele já havia sido preso em 2018 pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e corrupção de menores.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo