Os agentes foram até a sede da companhia, no município de Queimados, na Baixada Fluminense, para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram, nesta terça-feira, uma operação na empresa suspeita de despejar surfactante, composto presente na fabricação de detergentes, no Rio Queimados, um dos principais afluentes do Rio Guandu.
Os agentes foram até a sede da companhia, no município de Queimados, na Baixada Fluminense, para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos.
A investigação teve início no dia 28 de agosto, quando o fornecimento de água para 11 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense foi comprometido. Já nas primeiras horas do dia, a equipe da DPMA percorreu o Guandu e conseguiu identificar de onde partia o despejo, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Cedae. Após 13 horas, o serviço foi restabelecido.
No decorrer da apuração, foi pedida a busca e a interdição das atividades produtivas da empresa. A análise das amostras coletadas na região comprovaram que as substâncias emitidas pela fábrica eram as mesmas que obrigaram a paralisação no fornecimento de água da maior estação de tratamento de água do mundo.
Todo o material arrecadado nesta terça será analisado, como parte da investigação que apura a prática do crime de poluição hídrica.
Operação Torniquete
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) prenderam duas pessoas, na segunda-feira, em mais uma etapa da "Operação Torniquete", que visa a diminuição dos índices de roubos de cargas e de veículos no Estado do Rio de Janeiro. A ação foi deflagrada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Os criminosos integram a facção criminosa que atua roubando cargas e veículos no município. Um deles foi capturado em Jardim Gramacho, enquanto passava informações para os traficantes da localidade acerca da atuação da Polícia Civil. O acusado responderá pelo crime de associação para o tráfico.
O outro detido foi localizado na comunidade Divinéia, vendendo drogas em uma boca de fumo. Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
No local, os agentes foram recebidos a tiros, reagiram em legítima defesa e neutralizaram um dos criminosos. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Com o autor, foram apreendidas drogas, um radiotransmissor e uma pistola.