Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Polícia Federal combate fraudes no seguro desemprego em SP

Arquivado em:
Quinta, 13 de Junho de 2024 às 14:16, por: CdB

As senhas utilizadas indevidamente dos servidores eram usadas para a realização de acertos, que consistem em ajustes necessários quando havia inconsistência entre os requerimentos de auxílio desemprego e os dados cadastrados no sistema.

Por Redação, com ACS – de São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a Operação Desacerto, com objetivo de combater fraudes na concessão de auxílio desemprego que podem ter gerado um prejuízo de R$ 8,7 milhões aos cofres públicos.

pf-1.jpg
Foi gerado um prejuízo de cerca de R$ 8,7 milhões aos cofres públicos

A partir da informação de uso indevido de senha de uma servidora da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho em Suzano/SP, em abril de 2020, no auge da pandemia ocasionada pela covid-19, foi iniciada a investigação que apurou que foram utilizados alguns cadastros digitais nos requerimentos de auxílios fraudulentos.

As senhas utilizadas indevidamente dos servidores eram usadas para a realização de acertos, que consistem em ajustes necessários quando havia inconsistência entre os requerimentos de auxílio desemprego e os dados cadastrados no sistema. Após novas pesquisas, foram identificados 3.450 requerimentos suspeitos.

As buscas foram realizadas hoje em São Paulo e em Guarulhos/SP, em uma empresa utilizada nas fraudes, com cadastro no endereço do seu sócio-proprietário, e no endereço de um colaborador contratado por empresa terceirizada, visando localizar e apreender elementos de prova da autoria dessas fraudes e identificar outras pessoas que participaram dos crimes investigados.

Os responsáveis poderão responder pelo crime de estelionato majorado e associação criminosa.

Crimes de descaminho

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Oryza, fruto de investigação para reprimir a prática de crimes de descaminho. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Jales na cidade de Votuporanga/SP, com o objetivo de apreender mercadorias de origem estrangeira desacompanhadas de documentação legal, principalmente celulares, além de outros elementos de prova.

Os policiais apreenderam grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira, desacompanhadas de documentos de importação e um veículo com placas do Paraguai que vinha sendo utilizado pelo investigado para transitar em Votuporanga/SP. Os materiais apreendidos serão posteriormente encaminhados para a Receita Federal também para as providências na área fiscal.

Todo o material apreendido será levado para a sede da Delegacia de Polícia Federal, onde seguem as investigações. Os equipamentos apreendidos, em sua maioria aparelhos celulares, serão contabilizados e periciados no interesse das investigações em curso.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo