Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Polícia faz operação contra tráfico de drogas e roubos na Zona Norte do Rio

Arquivado em:
Sexta, 07 de Julho de 2023 às 14:33, por: CdB

Moradores relataram tiroteios na região. A PM confirmou e afirmou que um agente foi ferido em um confronto. Ele foi socorrido pelos colegas e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso.


Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro


Polícia Militar realizou nesta sexta-feira uma operação na comunidade de Manguinhos. A ação é da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e tem como objetivo combater o tráfico de drogas, roubo de carros e de cargas.




manguinho.jpg
A Polícia Militar realizou uma operação na comunidade de Manguinhos

Moradores relataram tiroteios na região. A PM confirmou e afirmou que um agente foi ferido em um confronto. Ele foi socorrido pelos colegas e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso. Depois, foi transferido para o Hospital da Polícia Militar. O estado dele é estável.


O policiamento foi reforçado nos principais acessos da comunidade.



Traficante é preso


Policiais civis da 35ª DP (Campo Grande) prenderam em flagrante, na quarta-feira, um homem que trazia material entorpecente da comunidade da Vila Kennedy, em Bangu, para ser vendido em Campo Grande, ambos na Zona Oeste. Após trabalho de investigação do Setor de Inteligência, os agentes encontraram o autor com a carga de maconha e de cocaína guarda em sua residência.


As investigações revelaram que ele trazia as drogas, adquiridas na comunidade da Vila Kennedy, e as distribuía para usuários do bairro de Campo Grande. O traficante usava um aplicativo de mensagem para facilitar a comunicação com os clientes na venda do material entorpecente.



Organização criminosa


Policiais civis da 38ª DP (Brás de Pina) realizam a “Operação Guaiú”, na quinta-feira, contra uma organização criminosa que pratica extorsões e esbulho possessório nas comunidades do Quitungo e da Fé, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio.


A ação conta com apoio de agentes de outras delegacias da capital, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O objetivo da operação é cumprir 31 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão de adolescentes infratores, além de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Até o momento, 10 pessoas foram presas.


A investigação teve início em dezembro de 2022 e apontou que o grupo busca expansão territorial e incremento das finanças. Desta forma, os integrantes da organização criminosa tomaram o controle de um edifício residencial com 24 unidades, localizado no entorno do Quitungo, e determinaram a obrigatoriedade de pagamento dos aluguéis diretamente à associação de moradores da comunidade. Quem não quisesse se submeter a isso deveria entregar as chaves dos apartamentos.


Ainda de acordo com a investigação, o responsável pela associação de moradores atuaria a mando do líder do tráfico do Quitungo. Ambos são oriundos do Complexo da Penha e foram indicados para assumir e ampliar os negócios ilícitos da organização naquela localidade, por meio da exploração de qualquer produto comercializado ou serviço prestado.


Os criminosos também praticaram extorsão contra uma empresa de engenharia e construção civil que, após vencer uma licitação para executar serviços em um conjunto habitacional no Quitungo, passou a ser obrigada a pagar uma taxa de R$ 15 mil, ou seria impedida de prosseguir com as obras.


Além disso, as vítimas eram alvo também de outros crimes, uma vez que os desafetos costumavam ser sequestrados e muitos desapareciam ou eram encontrados mortos. Com a operação desta quinta, a equipe da 38ª DP espera conter a expansão territorial, enfraquecer o grupo criminoso e devolver ao cidadão o direito de ir e vir, além de restituir as propriedades aos moradores vítimas da quadrilha.



Furto


Policiais civis da 18ª DP (Praça da Bandeira) apreenderam, na terça-feira, um adolescente infrator envolvido em um furto no interior de estabelecimento comercial. Após receberem denúncias sobre autores de furtos, os agentes foram até as imediações da Praça da Bandeira, onde abordaram três suspeitos que estavam sem seus documentos pessoais.


Após serem identificados na delegacia, os policiais descobriram que um deles possuía mandado de busca e apreensão em seu desfavor, além de diversas anotações criminais. Cumpridos os procedimentos de praxe, o adolescente foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).


Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói apreenderam, na quinta-feira, um adolescente integrante do tráfico de drogas. Ele foi apreendido no bairro Marambaia, Itaboraí.


Ele foi localizado durante operação para cumprir mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores. Após as formalidades legais, o menor foi encaminhado ao Degase, ficando à disposição da Justiça.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo