O curso começa no dia 5 de março, e as aulas serão às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas no perfil do Planetário no Instagram (@planetariodorio) e serão encerradas assim que forem preenchidas.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
O Planetário do Rio está com inscrições abertas para o curso gratuito Planetário em Cena – Curso de Audiovisual, com 60 vagas. E as pessoas de baixa renda terão prioridade nas inscrições.
O curso começa no dia 5 de março, e as aulas serão às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas no perfil do Planetário no Instagram (@planetariodorio) e serão encerradas assim que forem preenchidas. Não é necessária experiência na área para participar do curso.
E quem quiser mergulhar no universo da astronomia pode participar da 12ª Reunião de Trabalho Sobre Ciências Planetárias. No próximo dia 27, às 19h30, a astrônoma Silvia Giuliatti Winter (Unesp) dará a palestra “Desvendando a exuberância de anéis de partículas do sistema solar”, na Cúpula Carl Sagan. No dia 28, também às 19h30, o uruguaio Julio Fernández (Udelar) falará sobre “A busca por vida em nossos vizinhos do sistema solar’’. Para assistir as palestras é preciso se inscrever no link que está na bio do Planetário no Instagram.
– Além de atividades ligadas à astronomia, temos procurado também oferecer aos jovens cursos de qualificação. E já iniciamos o agendamento de visitas de estudantes de escolas das redes pública e privada para que eles conheçam o nosso Planetário – explicou o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.
O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea. O ingresso para visitar o Museu do Universo e assistir a uma sessão de cúpula custa R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).
Rio recebe o Festival da Diáspora 2024
O Rio recebe a partir desta quinta-feira o Festival da Diáspora 2024, que reunirá mais de 200 participantes de cidades norte-americanas e fluminenses. Entre os convidados há cinco prefeitos dos Estados Unidos e, ainda, representantes de 20 municípios do estado do Rio, signatários do Pacto de Combate ao Racismo e membros da Rede Global de Cidades Antirracistas, presidida pela Prefeitura carioca.
O evento, que discutirá políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial nas Américas, será no Hotel Sheraton e tem o apoio da prefeitura, por meio das coordenadorias da Promoção da Igualdade Racial e Especial de Relações Internacionais e Cooperação. O encerramento ocorrerá no próximo domingo, no Palácio da Cidade.
Na próxima sexta-feira, a prefeitura participará do festival em dois momentos, com a apresentação do tema “Políticas públicas na luta contra o racismo” e no painel “Fazendo a política funcionar nas Américas”, que conta com a Secretaria de Promoção da Mulher.
O festival tem entre suas missões promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e a reunião de pessoas de diversas origens culturais. O evento prevê ainda uma premiação para projetos inovadores, voltados à transformação de comunidades diaspóricas.