O curso objetiva a formação básica de jovens, a partir de 16 anos, e adultos para capacitá-los para a produção do audiovisual.
Por Redação – do Rio de Janeiro
O curso “Introdução ao Audiovisual”, ministrado pelo cineasta André Santos, traz ao aluno os conceitos básicos da linguagem do cinema, com a interação dos participantes com as principais ferramentas usadas em uma produção audiovisual.

O curso objetiva a formação básica de jovens, a partir de 16 anos, e adultos para capacitá-los para a produção do audiovisual, desenvolvendo de forma inovadora e criativa os processos de captação, tratamento e veiculação de imagens e sons. As aulas acontecem entre outubro e novembro no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, no Flamengo, Zona Sul do Rio.
Serão quatro encontros, com três horas de duração, totalizando 12 horas, onde os participantes terão acesso à um conjunto de temas audiovisuais com conceitos básicos e informações sobre as etapas de materialização de um filme. A intenção é incentivar à produção cinematográfica e audiovisual por meio de uma escrita inovadora e criativa. Serão realizados exercícios práticos em duplas ou grupos onde os participantes criarão um roteiro e produzirão suas próprias histórias através de vídeos curtos com dispositivos de câmera dos alunos. A ideia é ter como público fotógrafos iniciantes, aspirantes à cineastas, músicos, sonoplastas iniciantes, produtores de conteúdo em redes sociais, além do público geral ávido a conhecer como são feitas as criações para o cinema e televisão.
Este curso já aconteceu em alguns municípios fluminenses através de editais e no Sesc Rio, e chega ao Castelinho do Flamengo com conteúdo atualizado. É a oportunidade de mergulhar no universo do audiovisual com André Santos.
Sobre o professor
O cineasta, formado pela Universidade Estácio de Sá, ministra cursos audiovisuais introdutórios e específicos, nas Unidades Sesc Rio desde 2018. Foi 2º Assistente de Direção do curta metragem “Cordão de Prata” (2024); Coordenador de Produção e Câmera no curta metragem “Creso Pereira: Um Cineasta em Mendes” (2024), Diretor de Fotografia e Câmera do curta metragem “Talvez Eu Estivesse Errado” (2023), exibido no 2° Festival de Cinema de Vassouras, Diretor de Fotografia e Câmera do curta metragem “Café com Aroma do Vale” (2022), exibido no 1° Festival de Cinema de Vassouras. Diretor e Roteirista do filme curta metragem “Crise” em 2012, exibido no Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine). Organizador e curador da mostra de filmes com debates: “Cinema & Política: mostra e seminário” (2010) e “Imagens da biopolítica: vozes de Latino América” (2011) realizadas no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com o apoio institucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Serviço:
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo
Praia do Flamengo, 158, Flamengo
Dias: Terças – 28 de outubro,4, 11 e 18 de novembro/25
Hora: 14h às 17h
Valor: R$ 300
Contato para informações: (21) 96519 3847 (André Santos)
