Após pedido do vereador Flávio Valle e repercussão do atropelamento de uma criança na saída de escola municipal, CET-Rio inicia instalação de radar na Rua Marquês de São Vicente.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A repercussão do atropelamento de uma menina de 5 anos na saída da Escola Municipal Artur Ramos, na Gávea, levou a prefeitura do Rio a acelerar medidas de fiscalização no trânsito da Zona Sul. Após cobranças feitas pelo vereador Flávio Valle e um ofício encaminhado à CET-Rio, o prefeito Eduardo Cavaliere determinou a instalação imediata de um radar na Rua Marquês de São Vicente.

A via é uma das mais movimentadas da região e concentra intenso fluxo de veículos, especialmente nos horários de entrada e saída escolar. A CET-Rio confirmou que já iniciou a implantação da sinalização complementar necessária para o funcionamento do equipamento, que deve ser instalado ainda nesta noite.
O caso ganhou forte repercussão nas redes sociais após a divulgação das imagens do atropelamento da criança. A mobilização pública aumentou a pressão por medidas de segurança no trecho, considerado sensível por moradores e responsáveis de alunos da unidade escolar.
Segundo Flávio Valle, a resposta rápida do Executivo ocorreu após a denúncia pública e os pedidos formais enviados ao órgão responsável pelo trânsito na cidade. O vereador afirmou que o local já contava com estrutura de segurança viária, mas destacou que o desrespeito às regras colocou vidas em risco.
– Quero agradecer ao prefeito Eduardo Cavaliere pelo pronto atendimento. Como ele mesmo destacou, no local já havia faixa de pedestres, placas, sinalização horizontal e segregação das pistas. Esse motociclista tinha todos os avisos, mas ignorou a segurança de quem estava passando. Isso é crime, colocou em risco a vida de pessoas e precisa de punição exemplar. Não adianta apenas fiscalizar se não houver o mínimo de educação, e nós vamos cobrar para que casos como esse não se repitam – afirmou o vereador.
A instalação do radar faz parte das medidas emergenciais adotadas pela prefeitura após o episódio. A expectativa é de que o equipamento ajude a reduzir a velocidade dos veículos na região e aumente a segurança de pedestres, principalmente crianças e famílias que circulam diariamente pela área escolar.
Poste
Um homem e uma mulher, ambos com cerca de 30 anos, ficaram feridos após o carro em que estavam colidir contra um poste na madrugada desta segunda-feira, na Estrada do Monteiro, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel de Campo Grande foram acionadas às 3h30 para atender a ocorrência na altura do número 894 da via.
As vítimas receberam atendimento no local e foram encaminhadas para o Hospital Municipal Rocha Faria. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde delas.
Com o impacto da batida, o poste cedeu e provocou falta de energia na região. De acordo com o Centro de Operações Rio, a estrada precisou ser interditada temporariamente, mas já foi liberada ao tráfego.
Em nota, a Rio Luz informou que a estrutura danificada foi retirada e que equipes técnicas trabalham na instalação de um novo poste.