Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2025

Planalto realizará, em 2026, um balanço das conquistas populares

Em 2026, Lula realizará um balanço das conquistas do governo, destacando a reconstrução de políticas públicas e a luta contra a fome.

Terça, 09 de Dezembro de 2025 às 19:17, por: CdB

Durante o discurso, o presidente destacou que os três primeiros anos de mandato foram dedicados a reconstruir políticas públicas, desmontadas ou paralisadas anteriormente.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira, que o governo fará, no início de 2026, uma grande apresentação pública dos resultados alcançados desde o início da atual gestão. As declarações ocorreram durante a cerimônia que regulamentou as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Planalto realizará, em 2026, um balanço das conquistas populares | Lula planeja fazer um balanço de seu governo, no início do próximo ano
Lula planeja fazer um balanço de seu governo, no início do próximo ano

Durante o discurso, o presidente destacou que os três primeiros anos de mandato foram dedicados a reconstruir políticas públicas, desmontadas ou paralisadas anteriormente, e ressaltou que pretende expor à sociedade um balanço transparente desse processo. Segundo ele, essa apresentação marcará “a hora da verdade” sobre o que foi realizado no país desde 2023, conforme noticiado oficialmente pelo governo.

Lula afirmou que o governo passou “dois anos preparando a terra” antes de iniciar a fase de colheita de resultados.

— Ainda não completamos três anos de governo e vamos, no começo do ano, prestar contas à sociedade do que aconteceu neste país — anunciou o presidente.

 

Lista

Lula adiantou que a iniciativa servirá para desmontar informações falsas disseminadas ao longo dos últimos anos.

— É preciso desbaratinar a quantidade de mentiras que foi contada neste país, a quantidade de coisas que não aconteceram, para que a gente possa mostrar o que foi a dificuldade de recolocar o Brasil no patamar que ele está hoje — pontou.

Ao retomar o tema da fome, Lula lembrou que o Brasil havia deixado o Mapa da Fome em 2014 e retornou a ele antes de sua posse em 2023. Ele destacou que, em dois anos e meio, o país voltou a ser retirado da lista da FAO.

— Uma coisa que digo sempre é que a palavra ‘governar’ não é correta para todo mundo. No fundo, a palavra correta é que nós somos ‘cuidadores’ — declarou, ao defender a centralidade das políticas voltadas à população mais vulnerável.

 

Clandestinidade

O presidente também citou o impacto social das mudanças na CNH, ressaltando que, por muitos anos, milhões de brasileiros trabalharam com motocicletas sem condições de regularização.

— Nós fazemos parte da geração que tirou os jumentos das ruas desse país para colocar as motos. Na medida em que o Estado não ofereceu o passo seguinte, que era legalizar a moto, o pessoal viveu na clandestinidade — destacou.

Lula sublinhou que o alto custo para obter a habilitação obrigava trabalhadores a escolher entre regularizar o veículo ou garantir alimentação.

— Se custava R$ 4 mil, quem é que tem R$ 4 mil? O povo não tem emenda parlamentar — resumiu.

Edições digital e impressa