A Pirelli foi confirmada como fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1 até 2024, após aceitar estender seu contrato por mais um ano. A decisão foi anunciada após reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
Por Redação, com ANSA - de Roma
A Pirelli foi confirmada como fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1 até 2024, após aceitar estender seu contrato por mais um ano. A decisão foi anunciada na última sexta-feira após reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
Em nota oficial, é informado que a Pirelli "concordou em prorrogar por mais uma temporada o contrato existente", depois da FIA e a Fórmula 1 apresentarem a proposta.
Segundo a federação, a decisão foi tomada porque "o acordo inicial previa o fornecimento de pneus de 13 polegadas para a temporada 2020 e depois a transição para 18 polegadas a partir de 2021 e até 2023, portanto por três temporadas consecutivas".
"Devido à pandemia de covid-19, que também afetou o bom andamento da temporada de F1 de 2020, a FIA e a FOM (Formula One Management) foram forçadas a aplicar várias medidas de emergência, incluindo o cancelamento de sessões de teste de pneus em desenvolvimento", diz o comunicado.
Novos compostos
A medida é reflexo direto do adiamento dos novos compostos, que estavam previstos para 2021 e ficaram para 2022. A prorrogação do contrato também é uma " forma de repor o equilíbrio geral e as condições do concurso anunciado em 2018, bem como no interesse de todos".
– Estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a Pirelli e os agradecemos pela abordagem construtiva que mostraram face a esta mudança de timing – afirmou Stefano Domenicali, CEO da F1.
De acordo com o executivo, a Pirelli está "absolutamente ciente do papel estratégico que os pneus desempenham na F1" e está "trabalhando muito para que os seus pneus possam garantir, no novo contexto técnico, o melhor equilíbrio entre desempenho e durabilidade".
A fábrica italiana é fornecedora única de pneus da categoria desde 2011 e teve a Hankoon como adversária única na última disputa, feita no final de 2018.