O anúncio foi feito nesta terça-feira pela F1, que disse que a pista de 4,6 quilômetros oferece aos pilotos um “desafio técnico com drásticas mudanças de elevação”.
Por Redação, com ANSA – de Lisboa
O circuito de Portimão, em Portugal, voltará ao calendário da Fórmula 1 em 2027, graças a um contrato inicial de pelo menos dois anos.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pela F1, que disse que a pista de 4,6 quilômetros oferece aos pilotos um “desafio técnico com drásticas mudanças de elevação”.
O Autódromo Internacional do Algarve, situado na cidade de Portimão, no sul do país, recebeu a categoria máxima do automobilismo mundial em 2020 e 2021, em uma época de cancelamentos de corridas devido à pandemia de covid-19, e desde então vinha tentando voltar ao calendário.
Portugal
Antes disso, Portugal já havia sediado a Fórmula 1 de forma intermitente entre 1958 e 1996, com destaque para o circuito de Estoril, palco da primeira vitória do brasileiro Ayrton Senna na categoria, em 1985.
– Estou muito feliz em ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1 e pelo fato de o esporte continuar a inflamar a paixão de nossos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista da primeira à última curva – disse o CEO da F1, o italiano Stefano Domenicali.
– O Grande Prêmio de Portugal terá um impacto direto na economia, gerando oportunidades em toda a cadeia econômica, do turismo ao comércio, dos serviços às pequenas e médias empresas, projetando o país como um destino competitivo e confiável – reforçou o ministro da Economia português, Manuel Castro Almeida.
A data do GP ainda não foi anunciada, mas espera-se que Portimão substitua Zandvoort, na Holanda, no calendário da Fórmula 1.