Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

PF reprime organização responsável por tráfico de drogas no Acre

Arquivado em:
Quinta, 22 de Agosto de 2024 às 14:12, por: CdB

Os envolvidos poderão responder, cada um na medida da sua culpabilidade, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a Operação Neonatus, voltada à repressão de organização criminosa atuante no estado do Acre.

drogas-1.jpeg
Foram cumpridos 36 mandados judiciais em quatro Estados brasileiros

Após investigação policial, identificou-se que a organização criminosa era responsável por tráfico de drogas local e interestadual (principalmente para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba), além de um esquema de falsificação de documentos públicos e mascaramento de bens e valores advindos de atividades criminosas.

Estão sendo cumpridos 36 mandados judiciais em cidades do Acre (Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil), Rio Grande do Norte (Natal e Extremoz), Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes) e São Paulo (Capital). Os mandados são referentes a 18 de busca e apreensão, 14 de prisão preventiva, um de prisão para cumprimento de pena, três de sequestro de bens, além da determinação judicial de  bloqueio de valores em conta dos investigados em valores que alcançam cerca de R$ 3,3 milhões.

Os envolvidos poderão responder, cada um na medida da sua culpabilidade, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

Aeroporto Internacional de São Paulo

A Polícia Federal prendeu em ações distintas, entre quarta e quinta-feira, quatro passageiros tentando embarcar para a França e Qatar.

Policiais federais, acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), analisaram as imagens dos aparelhos de scanners e, em razão de fundadas suspeitas, localizaram os passageiros para, na presença de testemunhas, acompanharem a realização de perícia em seus pertences.

Com uma mulher, nacional da França, foram apreendidos quase 6 kg de cocaína. Ela pretendia levar a droga em voo para Portugal, com conexão posterior para a Bélgica. Outra passageira, uma brasileira, transportava em fundos falsos, forjados em sua mala de viagem, 5 kg da mesma droga. O destino final de sua viagem era a França.

As duas últimas prisões ocorreram na madrugada de quinta-feira. Um casal, que pretendia embarcar em voo para o Catar, com conexão posterior para a Etiópia, transportava, cada um, dentro de frascos de cosméticos, quase 4 kg de cocaína.

Duas malas foram entregues à PF. Uma delas, pertencente a uma portuguesa que embarcou para a França, continha quase 8 kg de cocaína. A bagagem, em razão das suspeitas, ficou retida ao passar pelos scanners. A outra bagagem foi encontrada por funcionários, no saguão do aeroporto e não continha qualquer etiqueta de identificação.

Os presos serão apresentados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico Internacional de drogas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo