Os diamantes apreendidos serão encaminhados à perícia técnica da Polícia Federal para confirmar ou não a autenticidade das pedras. O empresário foi preso em flagrante e responderá pelo crime de usurpação de bens da União.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Na tarde de quarta-feira, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Agência Nacional de Mineração (ANM), prendeu em flagrante um empresário do ramo de mineração por obtenção ilegal do Certificado Kimberley de diamantes.
O Certificado Kimberley é um processo de certificação de origem de diamantes concebido para evitar a compra e venda de diamantes de sangue, isto é, procedentes de áreas de conflito, guerras civis e de abusos de direitos humanos.
De acordo com a ANM, a empresa possuía apenas autorização para pesquisa e não para exploração do local.
Durante a instrução do processo de certificação, os técnicos da ANM desconfiaram do local de extração dos diamantes, pois não havia condições geológicas conhecidas ou mapeadas para a ocorrência desta pedra preciosa naquela área.
Os diamantes apreendidos serão encaminhados à perícia técnica da Polícia Federal para confirmar ou não a autenticidade das pedras.
O empresário foi preso em flagrante e responderá pelo crime de usurpação de bens da União.
Operação conjunta prende o maior traficante de Minas Gerais
Policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) prenderam, nesta quinta-feira, o traficante mais procurado de Minas Gerais. A operação foi realizada em conjunto com agentes da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil mineira. Ele foi localizado e capturado na Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio.
Com o criminoso, os agentes também apreenderam diversos aparelhos celulares, documentos falsos, cadernos com anotações referentes ao tráfico de drogas, um veículo com suspeita de adulteração, rádio comunicador e uma pistola importada, com numeração raspada e kit rajada.
O preso é apontado como o líder de uma das maiores organizações criminosas do estado de Minas Gerais, responsável pela distribuição de drogas na região metropolitana de Belo Horizonte, além de abastecer diversas comunidades cariocas com cocaína.
Assaltante de farmácia em Itaboraí é preso
Policiais civis da 71ª DP (Itaboraí) prenderam, na quarta-feira, um homem acusado de roubo. A ação contou com apoio de agentes do programa Segurança Presente.
Segundo a equipe da 71ª DP, o crime foi cometido no dia anterior. O homem, em posse de uma arma de fogo, invadiu uma farmácia, no bairro Rio Várzea, em Itaboraí, roubou dinheiro do caixa e fugiu.
Após registro do caso, os agentes levantaram informações, fizeram um trabalho de inteligência e identificaram o autor. As equipes realizaram diligências e localizaram o assaltante. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão temporária.