Os agentes cumprem três mandados de busca e apreensão na capital e em São Gonçalo.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Federal fez, nesta terça-feira, uma operação que mira um grupo suspeito de importar ilegalmente medicamentos para emagrecimento usados no Rio. As substâncias, de origem desconhecidas, são usadas para tratamentos em clínicas médicas.

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão na capital e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Eles estiveram em uma clínica de estética na Barra da Tijuca e na casa de uma médica, na Zona Sudoeste do Rio. Ela é suspeita de adquirir parte desse medicamento.
Como começou a investigação
A investigação, conduzida com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), teve início após um aumento nas apreensões de remédios para emagrecer em aeroportos.
Criminosos traziam clandestinamente os produtos do exterior e os vendiam de forma irregular em clínicas particulares.
O caso ganhou proporções depois que a polícia prendeu um servidor da Anvisa, acusado de desviar 100 canetas injetáveis emagrecedoras apreendidas anteriormente. O órgão não divulgou o nome dele.
Riscos à saúde e crimes investigados
De acordo com a Polícia Federal, a comercialização desses medicamentos representa grave risco à saúde pública por não ter controle sobre a procedência, armazenamento ou transporte.
Com isso, os investigados poderão responder por importação e venda de medicamentos sem origem comprovada e por receptação qualificada.
Criminosos fazem reféns em assalto à farmácia no Recreio
Quatro homens invadiram uma farmácia e fizeram funcionários e clientes reféns na noite de segunda-feira, na Estrada Benvindo de Novaes, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Sudoeste do Rio.
O grupo anunciou o assalto e manteve todo mundo dentro do estabelecimento, enquanto roubavam cosméticos e os pertences pessoais das vítimas.
Policiais militares atenderam ao chamado e libertaram os reféns. Ao perceber a chegada dos agentes, o grupo criminoso tentou escapar pelos fundos.
No entanto, um homem acabou preso e dois adolescentes apreendidos. O quarto suspeito conseguiu escapar.
Apreensões
Com os detidos, os agentes apreenderam uma arma falsa, usado para intimidar as vítimas durante o crime. Eles recuperaram os produtos roubados, entre eles cosméticos e Mounjaro, popularmente conhecido como ‘caneta emagrecedora’.
A 16ª DP (Barra da Tijuca) investiga o caso, e os agentes levaram os jovens para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Roubos a comércios diminuem
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os roubos a estabelecimentos comerciais no Recreio dos Bandeirantes caíram 75% neste ano. Entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 16 casos. No mesmo período de 2025, o número caiu para 4.