Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

PF avança em investigação sobre contrabando de imigrantes

Operação Vuelta II da PF desmantela organização criminosa transnacional envolvida no contrabando de imigrantes entre Brasil e Europa.

Quarta, 04 de Junho de 2025 às 13:13, por: CdB

Segundo a PF, as investigações que culminaram na Operação Vuelta II identificaram a atuação de uma organização criminosa transnacional que operava em todos os países envolvidos.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira uma operação para combater os crimes de contrabando de imigrantes, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

PF avança em investigação sobre contrabando de imigrantes | Ação é feita em conjunto com três países e organismos internacionais
Ação é feita em conjunto com três países e organismos internacionais

A ação é feita em conjunto com a Colômbia, República Dominicana, Espanha e organismos internacionais, como o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), da Interpol e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Países envolvidos

Segundo a PF, as investigações que culminaram na Operação Vuelta II identificaram a atuação de uma organização criminosa transnacional que operava em todos os países envolvidos.

“O grupo era responsável por recrutar migrantes e organizar toda a logística da viagem ilegal, que incluía passagem pelo território brasileiro e destino final na Europa, utilizando documentos falsificados obtidos na Colômbia e na Espanha”, informou a Polícia Federal.

No Brasil, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Outras diligências estão em andamento, e as autoridades envolvidas continuam analisando o material apreendido.

Edições digital e impressa