Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Petrobras inicia produção industrial de combustível sustentável

A Petrobras inicia a produção de combustível sustentável de aviação (SAF), tornando-se a primeira no Brasil a oferecer um produto certificado pela ICAO.

Sexta, 05 de Dezembro de 2025 às 20:27, por: CdB

Com isso, a empresa se torna a primeira do país a entregar um SAF certificado dentro das normas internacionais estabelecidas pela International Civil Aviation Organization (ICAO).

Por Redação – do Rio de Janeiro

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira, o início da comercialização do combustível sustentável de aviação (SAF) produzido integralmente no Brasil. A iniciativa ocorre após testes bem-sucedidos realizados pela estatal ao longo de 2025, em sintonia com a Lei do Combustível do Futuro, sancionada pelo presidente Lula em outubro do ano passado.

Petrobras inicia produção industrial de combustível sustentável | O combustível sustentável é uma meta da aviação
O combustível sustentável é uma meta da aviação

Com isso, a empresa se torna a primeira do país a entregar um SAF certificado dentro das normas internacionais estabelecidas pela International Civil Aviation Organization (ICAO).

As primeiras remessas somam 3 mil m³ e foram destinadas às distribuidoras que atuam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro — volume equivalente a aproximadamente um dia de consumo nos terminais fluminenses. O SAF pode substituir o querosene de aviação convencional sem adaptações nas aeronaves ou na infraestrutura aeroportuária, o que o coloca como opção imediata para reduzir emissões de carbono do setor.

 

Metas globais

Presidente da Petrobras, a engenheira Magda Chambriard destacou que o produto está alinhado às metas globais de descarbonização e atende aos padrões internacionais.

— O SAF, produzido por coprocessamento no parque de refino da Petrobras, é uma solução que contribui para o cumprimento das metas de descarbonização do setor aéreo. É um produto competitivo, que atende a rigorosos padrões internacionais da aviação. Estamos oferecendo ao mercado nacional a possibilidade de atender às demandas globais, antecipando o cumprimento do CORSIA, que é um programa internacional para a redução das emissões provenientes dos voos internacionais — concluiu.

Edições digital e impressa