Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2025

Petrobras firma aquisição de navios para suporte ao pré-sal

Os navios serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. De acordo com a Petrobras, os novos equipamentos irão ampliar a capacidade de atendimento da Transpetro à Petrobras.

Segunda, 24 de Fevereiro de 2025 às 20:14, por: CdB

Os navios serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. De acordo com a Petrobras, os novos equipamentos irão ampliar a capacidade de atendimento da Transpetro à Petrobras.

Por Redação, com ABr – de Rio Grande (RS)

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, e o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren assinaram, nesta segunda-feira, contrato para a aquisição de quatro navios da classe handy, no valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. A licitação foi lançada em julho de 2024 e faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da companhia.

bacia.jpg
As plataformas de petróleo, no mar, exigem o uso de navios da classe handy

Os navios serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. De acordo com a Petrobras, os novos equipamentos irão ampliar a capacidade de atendimento da Transpetro à Petrobras, reduzindo a necessidade de afretamento desse tipo de unidade pela petrolífera.

A companhia destaca ainda que os handy vão contemplar soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases que provocam o efeito estufa. “Além disso, as embarcações poderão ser abastecidas com bunker [óleo combustível marítimo] ou biocombustíveis. Como resultado, estima-se reduzir em 30% as emissões em relação aos atuais navios da frota, atendendo às determinações da Organização Marítima Internacional (IMO)”, informou a companhia.

 

Continue lendo

Serviços

Os novos navios serão aptos a transportar produtos claros derivados de petróleo, como Diesel Marítimo, Diesel S10, Diesel S500 e gasolina de aviação (GAV). Além da Petrobras, a Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

O Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Petrobras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

No total, no âmbito do programa, a Petrobras fará a aquisição de 44 embarcações, todas já contratadas ou em processo de licitação. Segundo a companhia, são investimentos de R$ 23 bilhões na indústria do setor.

 

Contrato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu à solenidade de assinatura dos contratos, ocorrida em Rio Grande (RS), durante a inauguração do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. A reunião foi realizada no Estaleiro Rio Grande.

A cerimônia reuniu autoridades de alto escalão, como a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento da indústria naval e a modernização da logística no setor petrolífero.

Dentro do escopo do programa, essa contratação representa o primeiro acordo firmado pela Transpetro para a renovação de sua frota e inaugura uma série de iniciativas voltadas à ampliação da capacidade operacional da companhia. Em paralelo, na semana passada, durante reunião em Angra dos Reis (RJ), o presidente Lula anunciou a licitação para a aquisição de oito navios gaseiros, que, ao serem integrados à frota, triplicarão a capacidade de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e derivados

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo