O documento revela que, embora os consumidores estejam revendo os gastos por conta da alta nos preços, viajar ainda está entre suas prioridades.
Por Redação, com Bloomberg - de Nova York, NY-EUA
Com a tão esperada recuperação total do setor de viagens após a pandemia prestes a virar realidade, a Visa anunciou os resultados de seu novo relatório de pesquisa “Tendências globais de viagem para 2024”.
O documento revela que, embora os consumidores estejam revendo os gastos por conta da alta nos preços, viajar ainda está entre suas prioridades. A verdade é que, embora a grande maioria dos viajantes brasileiros e mexicanos pesquisados (80% e 70% respectivamente) esteja ciente da alta nos preços, a maior parte deles não se deixa abater e só 2% planejam reduzir as viagens. Inclusive, os brasileiros e os mexicanos planejam fazer entre três e duas viagens de lazer, respectivamente, no próximo ano.
A pesquisa mostra também que a retomada das viagens após a pandemia de covid-19 é liderada pelos viajantes de alta renda e da geração Z, especialmente no Brasil, onde os consumidores da geração Z fizeram 22% mais viagens de lazer do que o viajante médio, movidos pelo desejo de viver aventuras, um importante diferencial na lista de motivos para viajar.
Demanda
As gerações mais jovens, em especial, estão impulsionando uma forte expansão nas viagens de lazer – ainda que sua renda seja comparativamente menor.
— A demanda no setor de viagens está se recuperando e não dá sinais de que irá recuar no próximo ano. E, à medida que o mundo entra em uma nova era de viagens pós-pandemia, entender as mudanças nas tendências no cenário latino-americano de viagens é crucial para os stakeholders do setor — afirmou Lorna Atiles, Head de Cross Border para a América Latina e o Caribe da Visa, à agência norte-americana de notícias Bloomberg.
O novo relatório de pesquisa da Visa é baseado no Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI, na sigla em inglês) 2023 e em outras pesquisas, destacando comportamentos e expectativas importantes dos consumidores.