Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Parlamento escolhe Shahbaz Sharif como novo premiê do Paquistão

Arquivado em:
Segunda, 11 de Abril de 2022 às 11:05, por: CdB

Sharif tem 70 anos e é presidente do partido Liga Muçulmana do Paquistão Nawaz (PML-N). É ex-governador do Punjab, a mais populosa e desenvolvida área do país, e é irmão do ex-premiê Nawaz Sharif. Para a mídia nacional, porém, Nawaz será o responsável pelo governo de maneira paralela.

Por Redação, com ANSA - de Islamabade

A Assembleia Geral do Paquistão elegeu Shahbaz Sharif como novo primeiro-ministro do país nesta segunda-feira. Foram 174 votos a favor de sua nomeação, dois a mais do que a cota mínima necessária, e ele substituirá Imran Khan, alvo de uma moção de desconfiança no último sábado.
paquistao.jpeg
Shahbaz Sharif ficará no cargo, teoricamente, até outubro do ano que vem
Sharif tem 70 anos e é presidente do partido Liga Muçulmana do Paquistão Nawaz (PML-N). É ex-governador do Punjab, a mais populosa e desenvolvida área do país, e é irmão do ex-premiê Nawaz Sharif. Para a mídia nacional, porém, Nawaz será o responsável pelo governo de maneira paralela. Na coalizão que dará sustentação para Sharif, está também o Partido do Povo do Paquistão (PPP), da ex-premiê Benazir Bhutto (assassinada em 2007) e de seu então marido, Asif Ali Zardari.

Lei eleitoral

O novo governo deve seguir até o fim da atual legislatura, em outubro de 2023, e precisará aprovar algumas medidas bastante polêmicas, como a reforma da lei eleitoral, e enfrentar uma pesada crise econômica que se arrasta há anos. Além disso, precisará manter unida uma coalizão bastante heterogênea. A destituição de Khan por voto de desconfiança do Parlamento foi a primeira do tipo na história do país desde sua independência, em 1947. No entanto, durante todo esse período, nenhum premiê conseguiu fazer um governo de início ao fim da legislatura, sendo sempre derrubado por algum motivo.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo