Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Papa Francisco nomeia dois brasileiros para cargos na Cúria Romana

Natural de Forquilhinha, em Santa Catarina, Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020 ao assumir o cargo que era ocupado por dom Sergio Castriani. Ele também chegou a atuar como bispo auxiliar de Brasília.

Sexta, 07 de Outubro de 2022 às 08:47, por: CdB

Natural de Forquilhinha, em Santa Catarina, Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020 ao assumir o cargo que era ocupado por dom Sergio Castriani. Ele também chegou a atuar como bispo auxiliar de Brasília.

Por Redação, com ANSA - da Cidade do Vaticano

O papa Francisco nomeou nesta sexta-feira os novos membros dos dicastérios da Cúria Romana, incluindo dois brasileiros.
papa-1.jpg
Papa Francisco durante a audiência geral no Vaticano
Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, foi nomeado para os Institutos de Vida Consagrada e da Sociedade da Vida Apostólica. Natural de Forquilhinha, em Santa Catarina, Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020 ao assumir o cargo que era ocupado por dom Sergio Castriani. Ele também chegou a atuar como bispo auxiliar de Brasília. Já Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, ficará no Dicastério da Promoção da Unidade dos Cristãos e na Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele tem 55 anos de idade e está na Arquidiocese da capital desde 2020. Entre outros religiosos nomeados estão os italianos Giorgio Marengo, o cardeal mais jovem da história, e Oscar Cantoni, bispo de Como.

Vaticano divulga programa de viagem do papa

O Vaticano divulgou na quinta-feira a programação da viagem do papa Francisco ao Bahrein, entre 3 e 6 de novembro. O foco da visita será a participação do pontífice em um fórum organizado pelo governo bareinita para promover o diálogo e a "coexistência humana" entre Oriente e Ocidente. Francisco chega ao Bahrein na tarde de 3 de novembro e se reúne com o rei Hamad bin Isa al-Khalifa e com autoridades políticas, civis e diplomáticas, como de praxe. No dia seguinte, participa do encerramento do "Fórum Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente pela Coexistência Humana" e tem encontros privados com o grande imã da mesquita de Al-Azhar, Ahmed al-Tayeb, e com líderes muçulmanos e vai a uma reunião ecumênica pela paz na Catedral de Nossa Senhora da Arábia. Já em 5 de novembro, o Papa celebra uma missa no Estádio Nacional do Bahrein e se encontra com jovens de uma escola católica. No dia 6, participa de uma reunião com representantes locais da Igreja Católica e embarca de volta para Roma. Essa será a 39ª visita internacional de Jorge Bergoglio desde o início de seu pontificado e a quarta em 2022. Antes do Bahrein, Francisco já viajou a Malta, em abril, ao Canadá, em julho, e ao Cazaquistão, em setembro. O pontífice também chegou a marcar para julho uma visita ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo, mas cancelou a viagem devido às dores em seu joelho direito. O Vaticano ainda negocia uma possível missão de Bergoglio em Kiev e Moscou.
Edições digital e impressa