Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Pesquisa mostra como brasileiros avaliam segurança, saúde e educação

Pesquisa revela como brasileiros avaliam a saúde, educação e segurança sob o governo Lula. Descubra os dados e percepções da população.

Quarta, 29 de Outubro de 2025 às 11:55, por: CdB

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores de todo o país entre os dias 21 e 24 de outubro.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

O novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas questionou brasileiros sobre a percepção de setores-chave no país, como saúde, segurança pública e educação. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira.

Pesquisa mostra como brasileiros avaliam segurança, saúde e educação | Movimentação de pessoas nas ruas do centro da cidade de SP
Movimentação de pessoas nas ruas do centro da cidade de SP

Pela metodologia adotada, cada entrevistado pôde responder se acreditava que aquela área apresentou ‘melhora’, ‘piora’ ou ‘permaneceu igual’ desde a chegada do presidente Lula (PT) ao governo, em 2023. Há certa divisão sobre os atuais cenários na saúde e na educação do Brasil e uma inclinação negativa quando o tema é segurança. Confira os resultados:

Paraná Pesquisas: Com o Presidente Lula no Governo a situação da saúde pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?

Melhorou – 26,3%

Permaneceu igual – 36,7%

Piorou – 33,5%

Não sabe/Não opinou – 3,4%

Paraná Pesquisas: Com o Presidente Lula no Governo a situação da educação pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?

Melhorou – 29,1%

Permaneceu igual – 32,5%

Piorou – 34,3%

Não sabe/Não opinou – 4,1%

Paraná Pesquisas: Com o Presidente Lula no Governo a situação da segurança pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?

Melhorou – 17,2%

Permaneceu igual – 33,9%

Piorou – 45,8%

Não sabe/Não opinou – 3,1%

Mais vulneráveis

O instituto, na mesma pesquisa, também perguntou aos brasileiros sobre a situação das pessoas mais vulneráveis durante a gestão de Lula no Planalto. O resultado também indica uma divisão, mas com inclinação mais positiva ao governo. Veja:

Paraná Pesquisas: Com o Presidente Lula no Governo a situação dos mais pobres no Brasil, ou seja, aqueles em situação mais vulnerável melhorou, piorou ou permaneceu igual?

Melhorou – 38,1%

Permaneceu igual – 27,3%

Piorou – 31,3%

Não sabe/Não opinou – 3,3%

Situação financeira pessoal

A pesquisa, por fim, também pediu a visão dos brasileiros sobre a situação financeira pessoal. Essa mesma questão já havia sido apresentada pelo instituto em abril. Desde então, houve crescimento no grupo que apontou melhora na suas finanças pessoais e nas contas da sua família.

Segundo a pesquisa, 27,8% dos brasileiros entrevistados dizem ter sentido avanço na sua situação financeira e na situação financeira da sua família com a chegada de Lula ao governo. Eram apenas 18,9% que faziam esta mesma afirmação em abril deste ano.

Outros 40% dizem que a situação permanece a mesma registrada nos governos anteriores. O grupo é levemente menor do que o registrado na pesquisa anterior, quando somou 42,7%.

Há, por fim, 29,7% de brasileiros que dizem ter visto piora na sua situação financeira e na situação financeira da sua família durante o governo Lula. O grupo era maior em abril, quando somava 36,8% da população.

Só 2,6% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

Veja os resultados:

Paraná Pesquisas: Com o Presidente Lula no Governo a sua situação financeira e da sua família melhorou, piorou ou permaneceu igual?

Melhorou – 27,8% (eram 18,9% em abril)

Permaneceu igual – 40% (eram 42,7%)

Piorou – 29,7% (eram 36,8%)

Não sabe/Não opinou – 2,6% (era 1,6%)

A pesquisa contou com 2.020 entrevistas feitas entre os dias 21 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Edições digital e impressa