Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Operação mira líder do Comando Vermelho em Teresópolis

Ação do MPRJ e polícias resulta na prisão de 18 integrantes do Comando Vermelho em Teresópolis, com mandados de busca e apreensão em andamento.

Terça, 16 de Setembro de 2025 às 11:40, por: CdB

Segundo as informações, seis dos alvos já estavam em presídios do Estado e também tiveram os nomes incluídos nos mandados.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O Grupo de Atuação do Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e as polícias Civil e Militar prenderam, nesta terça-feira, 18 integrantes do Comando Vermelho em Teresópolis, na Região Serrana. Ao todo, 22 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão são cumpridos.

Operação mira líder do Comando Vermelho em Teresópolis | Até o momento, 18 integrantes foram capturados
Até o momento, 18 integrantes foram capturados

Segundo as informações, seis dos alvos já estavam em presídios do Estado e também tiveram os nomes incluídos nos mandados, entre eles, Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das principais lideranças da organização criminosa no interior do Estado. A pedido do MP, ele será transferido para em Bangu 1, presídio de segurança máxima.

De acordo com a denúncia, o grupo atuava nas comunidades das Paineiras, Fonte Santa e Quinta Lebrão para expandir a influência da facção na cidade. A investigação indicada ainda que os bandidos usavam adolescentes e intimidavam com violência os moradores da região.

Operação Toronto

Batizada de Toronto, a ação é realizada em conjunto com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP, a 110ª DP (Teresópolis), o 30º BPM (Teresópolis), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Moradores relatam confrontos em favelas do Rio

Moradores relatam tiroteios em ao menos três áreas dominadas pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira.

Em um deles, um morador registra o vídeo mostrando carros dando a meia volta ao ouvir disparos no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio.

“Olha os carros voltando na contra mão. A bala ‘tá’ comendo firme ali”, diz o homem que gravou as imagens.

“Que isso?”, questiona um motociclista.

“Qual é, mano? Muito tiro, não vai lá não”, aconselha.

Em seguida, é possível ouvir uma série de disparos.

O Instituto Fogo Cruzado confirmou os tiroteios nas favelas da Mangueira, Cidade de Deus e Morro dos Macacos.

O que diz a PM

Procurada pela reportagem da Agenda do Poder sobre os tiroteios, a PM disse que faz operação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para combater a ação de criminosos.

“A ação tem como objetivo coibir a movimentação de criminosos envolvidos na prática de roubo de veículos, nos acessos à comunidade”.

Trecho de nota da PM

A corporação informou ainda que os agentes têm retirado barricadas nas principais vias de acesso à comunidade. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões. A operação segue em andamento.

A PM não se manifestou sobre os confrontos registrados por moradores na Mangueira e no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio.

Edições digital e impressa