Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Tiroteio e barricadas em chamas marcam ação da polícia no Chapadão

Operação policial no Complexo do Chapadão resulta em tiroteio e barricadas em chamas, refletindo a intensa guerra entre facções rivais.

Segunda, 15 de Setembro de 2025 às 12:40, por: CdB

A região é palco de constantes operações policias que buscam cessar os confrontos entre facções rivais.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Polícia Militar faz uma operação no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira. Moradores relataram um intenso tiroteio na região.

Tiroteio e barricadas em chamas marcam ação da polícia no Chapadão | Cínica da Família suspendeu atividades externas na região
Cínica da Família suspendeu atividades externas na região

Imagens feitas pelo Globocop, da TV Globo, mostram barricadas em chamas na entrada da comunidade. Agentes do 41ºBPM (Irajá) atuam no local. Até o momento, não há registro de feridos, presos ou apreensões,

Por conta da situação, uma Clínica da Família que atende a região manteve o funcionamento interno, mas suspendeu todas as atividades externas, como visitas domiciliares.

Guerra antiga

A região é palco de constantes operações policias que buscam cessar os confrontos entre facções rivais. Segundo investigações , traficantes do Complexo do Chapadão e do Morro do Juramento travam constantes guerras contra criminosos do Complexo da Pedreira, que fica entre os bairros de Costa Barros e Pavuna, por território.

A guerra entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro já dura anos. Em abril, uma mulher e o filho, de 17 anos, foram baleados durante um tiroteio no Chapadão, dentro de casa.

Mês passado, na mesma região, o subtenente Anderson Figueira foi morto com um tiro no pescoço durante operação.

Um mês depois, criminosos sequestraram um ônibus e usaram como barricada na Estrada de Botafogo, em Costa Barros.

Troca de tiros entre PMs e criminosos deixa um morto e um ferido na Vila Kennedy

Um tiroteio entre policiais militares e criminosos terminou com um homem morto e outro ferido, na noite de sábado, na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio.

Segundo a Polícia Militar, agentes do 14º BPM (Bangu) faziam patrulhamento na Avenida Brasil quando foram atacados por homens em motocicletas.

Houve troca de tiros e um suspeito foi atingido, morrendo no local. A corporação não informou se ele chegou a atirar contra os policiais ou se pode ter sido vítima de bala perdida.

Ainda de acordo com a PM, outro homem baleado deu entrada no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Não há informações sobre sua identidade nem sobre seu estado de saúde.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso.

Milícia X tráfico

A região é palco de frequentes operações policias, que tentam conter os confrontos entre traficantes da facção Comando Vermelho e milicianos. Moradores relatam casos de toque de recolher, execuções e bloqueios ao transporte alternativo, impostos pelos criminosos em meio à disputa por território.

App do tráfico

A operação acontece na mesma região onde, em agosto, a Polícia Civil fez uma operação para tirar do ar um aplicativo de transporte clandestino criado para extorquir motociclistas na comunidade.

O dispositivo era chamado de Rotax Mobili, e tinha como slogan a frase: “O único aplicativo de viagens de carro e moto que passa pela barricada e te deixa na porta de casa.” Cinco pessoas da facção foram presas.

Edições digital e impressa