A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização que substituiu a vistoria anual veicular, além de minimizar os efeitos das blitzes no trânsito.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Iniciada há um mês, a Operação Detran Seguro conta com o apoio de câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização que substituiu a vistoria anual veicular, além de minimizar os efeitos das blitzes no trânsito.
Um carro equipado com a câmera identifica pela placa se o veículo ou proprietário tem alguma pendencia com o Departamento de Trânsito. O agente é alertado por meio do uso de smartphones.
- Os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran. Se o veículo é roubado, se o veículo está com licenciamento atrasado, entre outras irregularidades, o sistema alerta a equipe da operação. O informe aparece com uma coloração diferente no aparelho de celular – explicou o Analista de Gestão de Planejamento da Coordenadoria de Fiscalização do Detran-RJ, Marcus Moreira.
Mais de 23 mil veículos vistoriados
No primeiro mês de operação Detran Seguro mais de 23 mil veículos foram vitoriados e 947 autos de infração aplicados (569 na Região Metropolitana e 378 nas outras regiões do Estado). Nas 46 operações realizadas (30 na Região Metropolitana e 16 nos demais municípios) apenas 330 veículos, que não se encontravam em condições de circular, foram removidos.
Os demais foram liberados após o condutor solucionar o problema no local ou tiveram o CRLV retido para ser devolvido no posto do Detran após a solução do problema apontado. A maioria das multas aplicadas foi por falta de licenciamento dos veículos (256) e má conservação (116). A Operação Detran Seguro visitou 17 municípios, além do Rio. Na capital, a operação foi realizada em 11 bairros.
Segundo o vice-presidente do Detran-RJ, Marcelo Bertolucci, as ações realizadas até agora apresentaram saldo positivo. A população tem entendido a operação que é planejada para ser realizada em pista larga, de mão única, sempre no contrafluxo do trânsito e fora dos horários de maior movimento para evitar maiores transtornos ao cidadão.
- Nossos agentes estão sendo muito bem recebidos. A população compreende que a fiscalização é importante e que devemos zelar pela segurança no trânsito. As ações têm cumprido o seu papel, retirando das ruas veículos malconservados, que levam risco para a segurança no trânsito, e conscientizando os condutores sobre a importância de manter a documentação obrigatória, o CRLV e a CNH, em dia – destacou o vice-presidente.